Geral Amazonas

Secretaria de Cultura e Economia Criativa lança série de 125 anos do Teatro Amazonas

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa está com uma nova série no ar: “125 anos do Teatro Amazonas:

22/07/2021 18h10
Por: São Gonçalo Agora Fonte: Secom Amazonas
125 anos do Teatro Amazonas
125 anos do Teatro Amazonas

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa está com uma nova série no ar: “125 anos do Teatro Amazonas: Eu faço parte dessa história”. Os vídeos de até quatro minutos trazem, a cada semana, fatos marcantes sobre o maior templo cultural da Amazônia, no Instagram (@culturadoam) e no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).

Segundo o secretário Marcos Apolo Muniz, a campanha faz parte programação de aniversário do patrimônio histórico, celebrado em 31 de dezembro. Ele explica que os episódios são divididos em temas, como “Personagens”, numa homenagem aos profissionais que passaram pelo espaço; “Detalhes”, para apresentar as curiosidades; “Artistas”, com entrevistas com quem já se apresentou no palco do Teatro; e “Dias Históricos”, que destacam as datas de grandes acontecimentos.

“Estamos realizando uma série de atividades durante este ano para reforçar o sentimento de pertencimento dos amazonenses em relação ao Teatro Amazonas. E queremos ampliar a participação da sociedade civil, por meio das redes sociais e do Portal da Cultura”, afirma o titular da pasta. “Queremos trazer o público para contar a sua história também e tivemos um retorno bem positivo em comentários, logo na estreia”.

No total, vão ser exibidos 24 episódios, seis de cada tema e entre os nomes confirmados estão o maestro Davi Nunes, da Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam); a atriz Ednelza Sahdo, a musicista Elena Koynova, da Amazonas Filarmônica; e Conceição Souza, do Balé Folclórico do Amazonas.  

Nos “Detalhes” estão curiosidades sobre arquitetura, decoração, pinturas, urdidura e pano de boca; enquanto em “Dias Históricos” estão a inauguração e primeiro espetáculo, “La Gioconda”; grande reforma em 1974; Centenário e show de José Carreras, em 1996; visita inesperada de Luciano Pavarotti; e shows internacionais como Spice Girls e White Stripes.

Estreia 

 O primeiro episódio foi ao ar na quarta-feira (21/07), com o depoimento de Raimundo Nonato Pereira do Nascimento, servidor mais antigo e que participou da reforma nos anos de 1973 e 1974.

Os vídeos da série “125 anos do Teatro Amazonas: Eu faço parte dessa história” têm direção de Moacyr Massulo, com imagens de Alex Maia, edição de Abelly Cristyne e produção de Lu Pinheiro, Camila Barbosa e Adson Queiroz, do Núcleo Audiovisual da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.  

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias