Segunda, 01 de Junho de 2020 01:16
75 98175-0580
Esportes Luto

Morre Valdir Espinosa, treinador campeão do mundo pelo Grêmio e com passagem no Santa

Gaúcho estava trabalhando como gerente de futebol do Botafogo e faleceu aos 72 anos, após complicações de cirurgia no abdômen

27/02/2020 16h28
Por: Sandro Araújo
 Morre Valdir Espinosa, treinador campeão do mundo pelo Grêmio e com passagem no Santa

A manhã desta quinta-feira foi marcada pelo adeus de um dos grandes nomes do futebol brasileiro nas décadas de 1980 e 1990, Valdir Espinosa. Após uma carreira curta como lateral direito, com passagens por Grêmio, CSA, Esportivo/RS e Vitória/BA, Valdir se consolidou enquanto treinador, conquistando a Libertadores e o Intercontinental (Mundial) de 1983, pelo Grêmio. Ele também comandou o Santa Cruz, em 2006.

Valdir Espinosa havia sido submetido a uma cirurgia na região abdominal no início da semana passada, tendo que ser internado na sequência após complicações. Depois de uma semana no hospital, o treinador faleceu. Ele ocupava, até o último dia 14, o posto de gerente de futebol do Botafogo, o qual assumiu no início da temporada e se afastou em licença médica.

Ao longo de sua carreira, Valdir treinou dezenas de clubes em Brasil, Arábia Saudita, Paraguai, Japão e Estados Unidos, acumulando títulos. Em 41 anos como treinador, auxiliar, coordenador e gerente, ele conquistou cinco estaduais, um supercampeonato estadual, uma Libertadores, um Mundial, dois campeonatos paraguaios e um campeonato Saudita, além de torneios menores.

Em 2006, o Santa Cruz foi um dos últimos clubes que Espinosa treinou na elite brasileira. Ele esteve à frente do Tricolor do Arruda em seis jogos, somando apenas um ponto, em uma passagem que durou apenas um mês e foi finalizada na pausa para a Copa do Mundo da Alemanha. À época, o Santa era lanterna do torneio, com três pontos

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Esporte local
Sobre o Esporte local
Tudo sobre o esporte local em um só lugar!
São Gonçalo dos Campos - BA
Atualizado às 01h14 - Fonte: Climatempo
22°
Pancada de chuva

Mín. 21° Máx. 27°

22° Sensação
8.9 km/h Vento
91.1% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (02/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (03/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias