Sexta, 17 de Setembro de 2021
21°

Pancada de chuva

São Gonçalo dos Campos - BA

Esportes Olimpíadas

É aberta a Vila Olímpica em Tóquio, mas sem comemoração

A discrição na inauguração se deve ao atual estado de emergência que está instalado na capital japonesa

19/07/2021 às 20h27
Por: São Gonçalo Agora
Compartilhe:
É aberta a Vila Olímpica em Tóquio, mas sem comemoração

 

Há poucos dias da tão aguardada cerimônia de abertura das Olimpíadas de Tóquio 2020, a Vila Olímpica, que deve abrigar ao pouco mais de 10 mil esportistas durante as competições, foi inaugurada. Porém, o que mais chamou a atenção foi o silêncio total em um momento que deveria ser de festa e comemoração. A discrição na inauguração se deve ao atual estado de emergência que está instalado na capital japonesa, que foi implementada como uma medida para conter o avanço da crise sanitária no país. 

Quando os primeiros atletas começaram a chegar ao complexo de 21 prédios que estão distribuídos em 44 hectares na região de Harumi, Tóquio, a imprensa não pôde registrar o momento; sendo possível apenas observar uma grande quantidade de veículos policiais nos arredores da região. Depois de algumas horas da inauguração, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, apareceu na Vila Olímpica, elogiando a cidade japonesa. O dirigente afirmou que Tóquio é uma cidade muito bem preparada, mesmo com os diversos empecilhos causados pela crise sanitária durante a organização dos Jogos Olímpicos. Bach, ao se encontrar com Seiko Hashimoto, presidente do Comitê Organizador de Tóquio, reiterou: “Estamos sentados em um barco e remando juntos com força total na mesma direção”, dizendo que o principal objetivo do COI é garantir um evento seguro para todos. 

Esperança de medalhas

Na última edição dos Jogos Olímpicos, realizada no Rio de Janeiro em 2016, o Brasil conquistou 19 medalhas, sendo sete delas de ouro, seis de prata e seis de bronze, e a delegação brasileira chega a Tóquio com o objetivo de superar esses números. Para tal, uma das principais esperanças são as seleções de vôlei, já que o Brasil tem uma tradição em Olímpiadas de ganhar medalhas desta modalidade, e nas últimas quatro edições chegou até a final da competição, ganhando a medalha de ouro em duas ocasiões: 2004 e 2016. E sendo os atuais campeões do evento, até nas casas de apostas que aceitam pix os brasileiros são tidos como favoritos a repetir o feito de trazer mais uma medalha de ouro para as terras tupiniquins. 

 Além do vôlei, outras modalidades que devem garantir ao menos uma medalha ao Brasil são a Canoagem Velocidade com Isaquias Queiroz, Boxe com Beatriz Ferreira, Atletismo com Alison dos Santos, e Surfe com Gabriel Medina e Ítalo Ferreira. 

 Brasileiros já chegaram

Uma boa parcela dos atletas brasileiros já chegaram à Vila Olímpica, sendo que inicialmente somente Marco Antônio La Porta, chefe de missão da equipe nacional e vice-presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), havia adentrado ao prédio designado a delegação tupiniquim. Já João Victor Marcari Oliva foi o primeiro esportista a chegar à Vila Olímpica. O cavaleiro irá disputar as provas de hipismo, e para chegar ao Japão realizou uma verdadeira jornada, saindo da Alemanha, fazendo uma escala na Turquia, para somente então aterrissar no aeroporto de Haneda, em solo japonês.

João Victor tem uma relação um tanto interessante com os Jogos Olímpicos, já que o cavaleiro é filho da campeã mundial e medalhista olímpica de basquete Hortência. Além dele, são esperados mais 300 competidores e 18 substitutos brasileiros que compõem a delegação de atletas tupiniquins e que devem ocupar a Vila Olímpica.

Redução na imprensa presente

Não foi só a Vila Olímpica que foi inaugurada, como também  o centro de imprensa, que fica localizado no centro de convenções internacional de Tokyo Big Sight. De acordo com os organizadores do evento, espera-se que 2.500 membros da mídia utilizem a instalação. Sendo que o número de componentes da imprensa que viajaria para o Japão para cobrir as Olimpíadas foi reduzido de 8.400 para 4.600.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Veja também
São Gonçalo dos Campos - BA Atualizado às 23h33 - Fonte: ClimaTempo
21°
Pancada de chuva

Mín. 20° Máx. 27°

Sáb 27°C 19°C
Dom 28°C 20°C
Seg 28°C 19°C
Ter 28°C 20°C
Qua 28°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias