Segunda, 10 de Agosto de 2020 13:01
75 98175-0580
Educação Sistema CPM

Audiência pública discute a implantação do Sistema CPM em São Gonçalo dos Campos

A tenente Fátima Pereira explica que há uma diferença entre colégio cívico-militar e colégio com Sistema CPM.

27/01/2020 14h36
Por: Sandro Araújo Fonte: ASCOM/PMSGC
Audiência pública discute a implantação do Sistema CPM em São Gonçalo dos Campos

No intuito de esclarecer as possíveis dúvidas da comunidade são-gonçalense e de professores da rede de ensino, a Prefeitura Municipal de São Gonçalo dos Campos, por meio da Secretaria de Educação, realizou audiência pública para discutir a implantação da gestão compartilhada do Sistema de ensino do Colégio da Polícia Militar (CPM) no Colégio Municipal Agripina de Lima Pedreira (CMALP). O evento ocorreu na Câmara de Vereadores, na última sexta-feira (24).

A tenente Fátima Pereira explica que há uma diferença entre colégio cívico-militar e colégio com Sistema CPM. De acordo com a tenente, o método cívico militar é uma iniciativa do governo federal, mas que ainda não foi implantada em nenhuma escola da Bahia. No município pretende-se adotar o Sistema CPM, modelo desenvolvimento com base nos Colégios da Polícia Militar, sendo assim uma parceria entre os governos estadual e municipal.

Com a implantação do Sistema de Ensino da rede CPM, o colégio passa a ter uma direção compartilhada entre o diretor escolar, encarregado das questões administrativas e pedagógicas, e o novo diretor disciplinar, responsável pela disciplina dos alunos.O Sistema CPM também prevê a realização de palestras de boas práticas multidisciplinares.

A tenente destaca que apesar do sistema CPM adotar práticas do militarismo, não haverá abusos e os pais podem ficar despreocupados. "Esse sistema visa basicamente orientar a questão das condutas disciplinares dos alunos com alguns elementos do militarismo, é claro. Mas os pais não precisam ter medo do nosso sistema que nada tem a ver com abusos corporais ou de qualquer natureza. Nós temos todo senso e conhecimento pedagógico na implementação escolar. A sociedade são-gonçalense só tem a ganhar.", pontuou.

A secretária de educação Elisabete Maciel relata que a implantação do sistema CPM no município veio da sensibilidade do governo municipal em atender os pedidos da população. "Desde o ano passado, fomos procurados por alguns pais e pessoas da comunidade sob o questionamento se o município iria adotar este sistema. Por essa razão, o prefeito Carlos Germano levou o pedido para o comando da Polícia Militar oficializando o interesse do município em implantar o sistema CPM e agora recebemos um retorno positivo no qual foi designado a tenente Fátima para estar acompanhando todo o processo de implantação.", ressaltou.

Conforme a secretária, a audiência é momento para ouvir o desejo da comunidade. "Não é o desejo da secretária, nem do prefeito que prevalece nesse momento, é o desejo da comunidade escolar, de toda a população. Saímos com o sim de todos e agora em diante vamos dar continuidade na questão burocrática.", disse. Maciel avisa que será publicada uma nova portaria de matrícula para o CMALP e contou que a unidade passará por adaptações para receber o sistema CPM.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Gonçalo dos Campos - BA
Atualizado às 12h41 - Fonte: Climatempo
26°
Muitas nuvens

Mín. 20° Máx. 26°

27° Sensação
16.2 km/h Vento
45.9% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (11/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (12/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 25°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias