Domingo, 27 de Setembro de 2020
75 98175-0580
Brasil Coronavírus

Bahia já está em alerta para detectar e investigar possíveis casos suspeitos de novo coronavírus

Vírus que começou a circular na China é apontada como a variação de uma família já conhecida pelos cientistas.

23/01/2020 16h08
Por: Sandro Araújo
Bahia já está em alerta para detectar e investigar possíveis casos suspeitos de novo coronavírus

A Bahia elevou o nível de alerta das equipes de vigilância epidemiológica e sanitária para identificar casos suspeitos de um novo tipo de coronavírus detectado recentemente na China e que, já afetou mais de 500 pessoas em pelo menos sete países, com 18 mortes.

Até a manhã desta quinta-feira (23), foram registrados casos na China e em outros oito países: Estados Unidos, Japão, Tailândia, Taiwan, Coreia do Sul, Vietnã, Singapura e Arábia Saudita.

Por orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) determinou a revisão dos fluxos de investigação sobre eventuais casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) associada a coronavírus e o encaminhamento das ocorrências suspeitas ao hospital estadual de referência para doença infectocontagiosas, o Instituto Couto Maia, onde será feito rastreamento de contato com pessoas supostamente infectadas pelo vírus.

No alerta enviado às equipes de vigilância, a Sesab recomendou cautela para evitar “medidas restritivas e desproporcionais em relação aos riscos para a saúde e trânsito de pessoas, bens e mercadorias”, já que não foi registrado nenhum caso suspeito na Bahia.

Surgimento

O coronavírus que surgiu em dezembro em Wuhan, província da China, é chamado de 2019-nCoV, um subtipo novo do coronavírus que causou um surto na própria China e em regiões do Oriente Médio em 2002 e 2003. Com a confirmação, na tarde desta quarta-feira (22/01), do primeiro caso nos Estados Unidos, de um homem que veio justamente da China de avião, o mundo passou a ficar ainda mais atento à novidade. Chegou a haver uma suspeita em Minas Gerais, que já foi descartada pelo Ministério da Saúde.

Ainda não se sabe qual foi o animal responsável nem como ele transmitiu a doença para os humanos, e nem mesmo se o novo vírus está associado a animais marinhos. Entretanto, uma pesquisa de cientistas chineses diz que a hipótese mais provável é que o animal seja a cobra.

Sintomas

Foram identificados sintomas como febre, tosse, dificuldade em respirar e falta de ar. Em casos mais graves, há registro de pneumonia, insuficiência renal e síndrome respiratória aguda grave.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Gonçalo dos Campos - BA
Atualizado às 05h52 - Fonte: Climatempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 28°

19° Sensação
9.2 km/h Vento
85% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Terça (29/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 28°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias