2ª FESTA DO VAQUEIRO
CSGC---INSTITUCIONAL---BANNER-SITE-790x90px
CSGC---INSTITUCIONAL-MELHOR-COM-VOC---BANNER-SITE-790x90px
Festa de São Gonçalo

Lavagem de São Gonçalo dos Campos reúne cerca de 10 mil pessoas

Confira a programação para os próximos dias de festa

17/01/2020 11h12Atualizado há 4 semanas
Por: Sandro Araújo
Fonte: ASCOM/PMSGC
1.076
Fotos de Edilson Cerqueira
Fotos de Edilson Cerqueira

Fé, devoção e alegria marcaram a lavagem de São Gonçalo do Amarante nesta quinta-feira (16). O cortejo saiu da Rua do Estádio Municipal Francisco Gonçalves e foi animado pela Filarmônica Lira Musical Sangonçalense. A Lavagem percorreu as principais ruas da cidade, foi até a fonte da Gameleira e se findou na porta da Igreja Matriz. O evento é organizado pela Prefeitura Municipal de São Gonçalo dos Campos e para isso conta com uma comissão que tem como presidente o prefeito Carlos Germano e vice-presidente Vitoriano Neto.

De acordo com informações da comissão organizadora, a festa reuniu cerca de 10 mil pessoas. A comunidade, turistas e políticos prestigiaram o evento que marca o início dos festejos populares em louvor ao padroeiro São Gonçalo do Amarante. A baiana Valdete Machado conta que participa da lavagem há mais de 50 anos e relata a devoção como seu motivador para fazer parte deste tradicional evento do município. Ela e outras mais 400 baianas da cidade abrilhantaram o cortejo.

O prefeito Carlos Germano disse que manter esta tradição é uma forma de valorizar a cultura da cidade. “A festa  é centenária e reúne nossa comunidade, baianas e turistas. Eu como presidente da programação cultural deste ano desejo que os festejos sejam de muita paz e alegria, sem esquecer da fé e religiosidade em nosso padroeiro São Gonçalo do Amarante”, comemorou Carlos Germano.

A programação cultural segue até sábado, 18, com desfile de blocos e atrações musicais. A parte religiosa da festa em louvor ao padroeiro São Gonçalo de Amarante teve início dia 09 de janeiro e segue até o dia 19.

Programação religiosa

Nesta sexta-feira, 17, às 19h, acontece o penúltimo dia da novena realizada na Igreja Matriz, com o tema: Batizados e enviados, Chamados a Santidade.
Homenageados: Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Polícia Civil e Militar, Guardas Municipais e desempregados

18/01 (Sábado)
Manifestação cultural - bloco dos devotos de São Gonçalo
Horário: 5h

Solenidade de Nossa Senhora do Amparo
Horário: 20h
Homenageados: Devotos de Nossa Senhora, filhos da cidade jardim e visitantes.

19/01 (Domingo)
Solenidade de São Gonçalo
Alvorada: 05h
Missa Solene: 09h
Procissão: 17h

Programação Cultural

Dia 17/01 Sexta-feira, a partir das 14h

-Bloco Amigos da Sofrência

-Bloco do Bahia

-Bloco Lado a Lado Idade da Diversão

A noite shows com os artistas Galeguinho SPA, Tom Brown, Dong Boy e Devinho Novaes, na Avenida Tancredo Neves, a partir das 21h

Dia 18/01 Sábado a partir das 14h

-Bloco Berimbalada

-Bloco Songas Light

-Bloco Caminhada do Samba

-Bloco As Caçadoras

-Bloco Caça Ema

-Bloco As Barangas

-Bloco do Vitória

-Bloco As Vingadoras

-Bloco Amigos da Lira

-Bloco Caminhada Rubro Negra

A noite apresentação das bandas Lágrimas do Sol, Pagode Mania, Rock Salles e O Poeta, na Avenida Tancredo Neves, a partir das 21:30hs

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.