Perfis falsos usam a Black Friday para aplicar golpes na internet

Na última semana, 234 perfis falsos foram identificados no Facebook. O objetivo é roubar dados bancários das vítimas. 
Aqueles que gostam de aproveitar as ofertas da Black Friday devem ficar muito atentos às compras feitas pela internet. Segundo a Psafe, desenvolvedora de aplicativos de segurança, somente nesta última semana, 234 páginas foram identificadas por divulgarem promoções falsas no Facebook. Desse total, 96 foram criadas especificamente para a Black Friday. O objetivo é roubar dados bancários e de cartões de créditos das vítimas.

Para isso, os criminosos têm usado a identidade visual de lojas famosas para levar os compradores a sites falsos. Alguns até oferecem a opção “compre agora” em suas postagens. Magazine Luiza, Ponto Frio, Walmart e Mercado Livre são algumas marcas usadas nos golpes virtuais. Juntos, esses perfis acumulam mais de 15 mil curtidas.

Uma das maneiras de evitar golpes é ficar atento se a página possui o selo de verificação ao lado do nome da empresa e se o nome da loja está escrito da maneira correta. Isso garante que o perfil é verdadeiro. Outra opção é usar anti-vírus que identifica perfis falsos.

Reportagem, Tainá Ferreira

Sandro Araújo