Mensagem de WhatsApp compartilhada em São Gonçalo sobre criança desaparecida é mentira

Moradores de São Gonçalo ficaram assustados nesta quinta-feira, 29, com uma mensagem que está sendo compartilhada no aplicativo WhatsApp. A mensagem tem a foto de uma menina, de prenome Bianca, aproximadamente 7 anos, informando que a criança está desaparecida. Supostamente teria sumido da frente de sua casa, no povoado Boa Hora. Em um áudio também compartilhado junto com a foto, uma mulher não identificada relata em prantos o suposto sequestro da menina, que segundo a ela, é filha de um homem de prenome Willian, que trabalha com da internet.

Em contato com um dos números de telefone divulgados na mensagem, conversamos com uma mulher, do município de Rodelas, norte do estado, que disse já ter recebido dezenas de ligações em busca de mais informações sobre o suposto sequestro. A mulher contou que nem sabe onde fica Boa Hora, e tão pouco São Gonçalo dos Campos. Não sabe como o telefone dela foi para nessa mensagem, e já tinha ido à delegacia da cidade para solicitar ajuda da polícia no esclarecimento do caso.

Durante está tarde checamos com alguns moradores do povoado, em São Gonçalo, e nenhuma criança foi sequestrada ou está desaparecida. Este caso pode até ser verídico, porém em outro município, talvez neste ou outro Estado do País. Como o contato telefônico não possui operada, seria necessário checar todas existentes para tirar todas as dúvidas. Em São Gonçalo dos Campos não passa de um "WhatsFake" para causar pânico à população.

Antes de compartilhar links ou mensagens, cheque primeiro sua veracidade, e, em caso de "WhatsFake", informe imediatamente à pessoa que te enviou, que a informação não passa de uma, mentira.

Por Sandro Araújo

Sandro Araújo