Com escolas abandonadas eleitores da zona rural de São Gonçalo estão sem saber onde votar

A 25 dias do 1º turno das Eleições 2018, eleitores de São Gonçalo dos Campos vivem um dilema com os locais de votação, devido a um grande número de escolas fechadas e em situação de abandono na cidade.
Escola Patrício Sodré (Povoado do Bicudo/BR-101)

A Justiça Eleitoral, através de sua 108ª zona, Comarca de São Gonçalo e Conceição da Feira, já confirmou a transferência de cinco seções eleitorais, quatro delas da Escola Antonio Carlos Magalhães, localizada no Alto do Cruzeiro, (seções nº 18, 19, 75 e 77) transferidas para a Escola Agripina de Lima Pedreira. A quinta transferida foi a seção nº 68, da Creche Tia Maria da Fonseca, no bairro do Gravatá, que este ano estará disponível para votação na Associação Comunitária do mesmo bairro.

De acordo com informações levantadas pelo SGAGORA, além da escola e creche citada, outras onze escolas estão fechadas e abandonadas, no momento, sem qualquer condição de uso. Conforme apuramos, a prefeitura municipal se comprometeu em deixar as unidades aptas para votação até o dia em que os técnicos do TRE-BA precisarão dos locais prontos para instalação das urnas eletrônicas e organização padrão dos locais.
Escola Dr. Oscar Peixoto de Lacerda

A reportagem do SGAGORA visitou uma das unidades, a Escola Dr. Oscar Peixoto de Lacerda, localizada no povoado do Sobradinho, e constatou a situação de abandono. O prédio está se deteriorando, tomado pelo mato, servindo apenas para moradia dos pardais. Até um muro que protegia a escola já não existe mais.
As demais escolas são:

Escola 15 de Novembro (Povoado Mata do Capim) Escola Castro Alves (Povoado da Tabua) Escola Cícero Dantas (Povoado do Cristóvão) Escola Dian Lima Motta ( Povoado da Taperinha) Escola José Falcão de Lima (Povoado de Brotas) Escola Maria Izabel da Cruz (Povoado do Cajueiro) Escola Meni Azevedo Lima (Povoado da Boa Esperança) Escola Patrício Sodré (Povoado do Bicudo/BR-101) Escola Pedro Borges Falcão (Povoado do Murici) e Posto de Saúde Dona Celina (Povoado de Brotas). Até a publicação, não obtivemos informações sobre o início dos reparos.

Em Conceição da Feira, a Justiça Eleitoral também transferiu a seção eleitoral da Escola Pequeno Polegar para a Escola Reynaldo Bittencourt, localizada no Povoado Tapera do Candeal.

Por Sandro Araújo

Sandro Araújo