Rosa Weber encontra-se com presidentes dos TREs para discutir detalhes da eleição de 2018

Em seu primeiro dia de trabalho na Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ministra Rosa Weber reuniu-se com os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para discutir os desafios e as metas das eleições deste ano. Ela foi saudada pelos desembargadores presentes.

O encontro já é uma tradição no TSE e tem como objetivo ser um foro de discussão sobre diferentes aspectos relativos ao funcionamento da Justiça Eleitoral, servindo também como espaço para alinhamento de procedimentos administrativos.

Para a ministra, a reunião é muito importante, pois o trabalho de um colégio de presidentes tem significado especial. “No caso do nosso Tribunal não é possível trabalhar se não for de forma conjunta com os presidentes dos TREs. Sem essa parceria não é possível chegar a um bom termo em nossas missões.”

Reivindicações

Coube ao presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), desembargador Márcio Vidal (TRE-MT), transmitir os cumprimentos à presidente Rosa Weber e expor as demandas do Coptrel.

Entre as reivindicações está o aperfeiçoamento do Processo Judicial Eletrônico (PJe). A ministra Rosa Weber reconheceu a necessidade de melhorias e disse que vai buscar junto à área técnica do TSE o aprimoramento do PJe.

Márcio Vidal também lembrou à presidente a necessidade da utilização do Pardal, aplicativo do TSE por meio do qual cidadãos de todo o país podem denunciar à Justiça Eleitoral irregularidades praticadas por candidatos e partidos durante a campanha. Vidal foi informado que o aplicativo está pronto e deverá, em breve, ser disponibilizado a todos os TREs.

Outro tema tratado no Coptrel foi a possibilidade de alinhamento dos horários de funcionamento dos Tribunais Regionais Eleitorais.

A ministra se comprometeu a examinar com cuidado os pleitos apresentados durante o encontro e ressaltou a importância de um trabalho coordenado entre o TSE e os demais órgãos da Justiça Eleitoral.

HV/RR, DM

Sandro Araújo