Vacinação contra raiva animal em cães e gatos começa nesta quarta-feira (04)

Apesar da raiva animal está controlada no país, isso não nos isenta da vacinação anual que, além de obrigatória por lei, é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da doença nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana. Diante disso, em São Gonçalo dos Campos, a campanha de vacinação contra a raiva terá início nesta quarta-feira, 04, das 8h30 às 16h, na Praça da Estação e ao lado da Unidade de Saúde da Família (USF) do Gravatá.

Segundo Fabiana Porto, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, é preciso falar da importância de vacinar o animal (cão e gato) após o terceiro mês de vida, principalmente para prevenir a raiva que é uma doença com alta mortalidade tanto em animais como em humanos. “Ao vacinar o animal indiretamente estamos protegendo a população contra a raiva, pois o animal vacinado tem pequena chance de transmitir a raiva”, declarou Fabiana.

A raiva é uma infecção viral aguda que é transmitida para seres humanos a partir da mordida, lambida ou ferida causada por animais infectados. O vírus causador da doença acomete o sistema nervoso central do hospedeiro, ocasionando uma encefalite (inflamação no cérebro que causa inchaço no mesmo) que geralmente evolui rapidamente.

Visando atender a demanda espontânea, conforme citado acima, nos dias 04/07 e 05/07, a vacinação será feita inicialmente em dois pontos fixos na cidade: Praça da Estação e outro ponto ao lado da USF do bairro Gravatá. A partir do 06/07 até o dia 17/08, as equipes farão a vacinação nas localidades de acordo com o cronograma disponibilizado pela secretaria de saúde. É válido ressaltar que cada PSF define o dia para cada Agente de Saúde que cobre uma determinada área, por esse motivo, é necessário que o morador procure o agente de saúde local para saber a data precisa da vacinação em seu bairro.

Saiba mais acessando o cronograma de vacinação
Compartilhe no Google+

Sandro Araújo