Mais de mil pessoas foram atendidas no I Mutirão de Saúde em São Gonçalo

O I Mutirão da Saúde promovido pela prefeitura de São Gonçalo dos Campos, em comemoração aos 134 anos de emancipação política, superou as expectativas dos organizadores atendendo uma média de 1100 pessoas. O evento foi realizado nos dias 25 e 26, no povoado de Magalhães, em São Gonçalo dos Campos.

De acordo com o prefeito do município, Carlos Germano, a iniciativa de um evento voltado para a saúde se deu pela pasta ser uma das prioridades em seu governo. A ligação com o local, onde foi nascido e criado por sua família, fez com que o prefeito o escolhesse para sediar o evento. “Fui eleito como o prefeito da saúde e não descansarei buscando oferecer o melhor para o meu povo”, afirmou Germano.

Para a secretária de saúde do município, Jaqueline Porto, a quantidade de pessoas foi mais que o esperado e o saldo foi positivo em virtude do empenho que teve toda a equipe e gestão que trabalharam para oferecer o melhor atendimento. Consoante a secretária, o tempo foi a maior barreira a ser vencida. “A nossa maior dificuldade foi encontrar profissionais disponíveis na data. A ideia do mutirão surgiu, tinha que ser feito antes do aniversário da cidade, o prazo era curto, mas conseguimos. Toda a equipe colaboradora está de parabéns.”, relatou Jaqueline.

Segundo o coordenador do evento, Maurício Sousa, que também é assessor técnico da secretaria de saúde, o evento foi realizado para tentar suprir parte da demanda que o município possuía em relação às especialidades ofertadas e serve como experiência para os próximos mutirões que serão realizados futuramente. “Pensamos em fazer o mutirão como um presente para os moradores e pela questão da necessidade. Procuramos atender a todos da mesma maneira, sem fazer qualquer distinção, toda a equipe colaborou, até pessoas que não faziam parte dos setores nos ajudaram, agradeço a todos, principalmente ao prefeito Carlos Germano que foi o idealizador”, expôs Maurício.

O mutirão ofereceu diversas especialidades, entre elas: clínica médica, neurologia, odontologia, nutricionista e cirurgia geral. Também foram realizados preventivos, teste de glicemia, aferição de pressão, vacinação animal e humana.

Sandro Araújo