Secretaria de Assistência Social Promove Ação em Combate ao Trabalho Infantil

Neste sábado, 16, a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SEMDES), através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), promoverá uma ação educativa utilizando panfletos para alertar à população sobre a importância de combater o trabalho infantil.

De acordo com a Secretaria da SEMDES, Márcia Menezes, o trabalho infantil é toda e qualquer forma de trabalho remunerada ou não, a qual priva as criança e adolescentes de viverem experiências próprias da sua faixa etária, como o direito de estudar, aprender, brincar e aproveitar os momentos de lazer. "A gente precisa falar sobre o trabalho infantil porque compreendemos que é algo muito subjetivo, sobretudo, por existirem vários mitos", relatou a secretária.

Segundo a vice-presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Gabriela Peixoto, os mitos sobre o trabalho infantil vêm de uma construção histórica e é preciso que a sociedade civil se sensibilize para não ser conivente. A vice- presidente ainda usou o lema da campanha do governo federal "Não proteger a infância é condenar o futuro".

A psicóloga do CREAS, Andréa Lima, esclareceu que ajudar nas tarefas em casa não é trabalho infantil desde que não sobrecarregue a criança.

A data 12 de junho marca o Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil. Essa data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para proteger as crianças de todo mundo, pois o trabalho infantil traz sérios riscos à saúde e ao desenvolvimento da criança.

Fonte: ASCOM/ Prefeitura Municipal de São Gonçalo dos Campos

Sandro Araújo