Operação policial em Valença prende 13 homens e apreende quatro adolescentes

A Policia Civil de São Gonçalo dos Campos participou da mega "Operação Costa do Dendê", na cidade de Valença, também chamada de microrregião do Baixo Sul da Bahia. A operação teve início às 3h da madrugada dessa quinta-feira, 14, com o intuito de coibir o tráfico de drogas no município.

A operação terminou com terminou com 13 homens presos e quatro menores apreendidos. A ação teve como objetivo combater o tráfico de drogas na região. (Foto: Alberto Maraux/SSP-BA)

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), entre os 13 presos adultos estão Thiago da Silva Andrade, mais conhecido como "Guelo", líder da facção; Ademir Santos de Jesus, o "Demi", braço direito da organização; e Wangler Napoleão Soares de Souza, apelidado de "Guiguito", gerente da quadrilha. O trio é investigado por pelo menos 20 homicídios em Valença e região.

Com eles e os outros 10 comparsas foram encontrados uma pistola calibre 9 mm, uma pistola calibre 40, um revólver calibre 38, munições e drogas.

Entre os quatro adolescentes apreendidos, a polícia diz que um de 14 anos é o que acumula o maior número de homicídios. Não foi informado, contudo, quantas mortes são relacionadas ao menor.
Mais de cem policiais, entre eles civis, militares, da 5ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior - COORPIN, do Coordenação de Operações Especiais - COE, Departamentos de Polícia do Interior - DEPIN, Homicídios e Proteção à Pessoa - DHPP, Repressão e Combate ao Crime Organizado - DRACO, Grupamento Aéreo - GRAER, Companhia Independente de Policiamento Especializado - CIPE, Cacaueira e das Rondas Especiais RONDESP SUL, mais cerca de 30 viaturas participaram da megaoperação.

Helicóptero sobrevoou a área da Bolívia, principalmente o Porto da Embira e Clemessul, Mangue Seco, Novo Horizonte, Jambeiro, Alto São Roque, Tio Virginio, Areal, Jaqueira e outras localidades.

Todos os veículos que saíam da cidade, pela BA-001, Valença sentido Nazaré-Ba, e Valença sentido Taperoá e pela BA 542, sentido Entroncamento de Valença, carros de passeio, táxi, caminhões, ônibus e motociclista foram parados e vistoriados.

Por Sandro Araújo

Sandro Araújo