Moradores da Brita em São Gonçalo são obrigados a consumir água de péssima qualidade

Os moradores do povoado da Brita, zona rural de São Gonçalo dos Campos, estão há anos sofrendo com a falta d'água na comunidade. O mesmo problema assola também comunidades vizinhas como Britinha, Fazenda Jaqueira, Santana do Itaquari, Br-101, Candeal, Bom Jardim entre outras localidades.

Em alguns desses locais, o fornecimento, de responsabilidade do poder público municipal, é feito através do bombeamento de água de um poço artesiano, para um reservatório, e por fim, o líquido precioso chega nas torneiras de centenas de moradores. O problema é que na prática isso não está mais acontecendo. Os moradores da Brita, por exemplo, até têm um poço artesiano com boa água, escavado há cerca de cinco meses segundo um morador. Porém ainda intocável.

"Temos um bom poço, com água muita água, só que estamos esperando colocarem a encanação. Os políticos só vêm na Brita de quatro em quatro anos, depois somem. Para consumir a água dessa garrafa, primeiro colocamos bem cloro, esperamos agir e depois utilizamos.", disse Furão da Brita como é conhecido.

Enquanto o problema não se resolve, os moradores estão tendo que consumir água de brejo, barrenta e de péssima qualidade. Água que até animal refuga.
Furão da Brita entregou até trouxe uma amostra da água que eles consonem
Em julho de 2016 a reportagem do São Gonçalo Agora esteve em algumas dessa localidades e fez um alerta às autoridades públicas. Como foi um ano de campanha os moradores relataram vários políticos estiveram lá prometendo solução. Só que depois das eleições ninguém apareceu para levar a tal "solução". Hoje, a realidade continua sendo a mesma!

RELEMBRE ABAIXO A PUBLICAÇÃO

Moradores da zona rural de São Gonçalo imploram por água de qualidade

Por Sandro Araújo
Compartilhe no Google+

Sandro Araújo