Centro de Abastecimento de São Gonçalo é alvo de críticas e vereadores solicitam reforma

O Centro de Abastecimento de São Gonçalo dos Campos, local onde os feirantes comercializam suas mercadorias, tem sido motivo de muitas críticas, principalmente por parte das pessoas que visitam o Centro para fazer suas feiras, mais precisamente aos sábados, dia da feira livre no município.

Visitando o local, não é muito difícil encontrar os motivos das inúmeras críticas que o SGAgora tem recebido nas últimas semanas. Em uma breve visita, nossa reportagem detectou problemas que dizem respeito às condições físicas do mercado, e até mesmo de saúde pública.

A falta de ordem é algo detectado de imediato. Alguns Box estão sem azulejos, provavelmente devido à péssima qualidade do serviço em sua última reforma, ainda na gestão passada. O problema é que sem a devida manutenção, se tratando de um local onde a movimentação de pessoas é constante, sua degradação é bastante acelerada. Balcões e pias literalmente destruídos, higienização sob dúvida, pois animais moram praticamente dentro dos Box, exatamente onde são comercializados produtos alimentícios, como por exemplo carnes frescas. Nossa reportagem flagrou um cão, aparentemente doente, "tirando um descanso" em um desses Box.
Cão descansando dentro do Box
Um comerciante contou que nem lembra a data que a vigilância sanitária esteve no local. "Aqui nos preocupamos com ratos, baratas, pulgas e temos que cuidar por conta própria. Muitas vezes o lixo demora de ser recolhido, a limpeza não é tão eficiente, o aspecto é de abandono e isso contribui muito para o aparecimento de todo tipo de animais.", disse o comerciante que preferiu o anonimato.

"Felizmente" os problemas citados acima chegaram também ao conhecimento de alguns vereadores, e nessa terça-feira (06), durante Sessão na Câmara Municipal, foi apresentado um requerimento solicitando a reforma do Centro de Abastecimento.

De acordo com o vereador Josué de Oliveira, Joca, presidente da casa legislativa, "No entendimento de que a política se faz com cooperação, e com a convicção de que o bem comum é a prioridade em nossas vidas, solicito através desse requerimento, juntamente com os vereadores Cláudio Correia (Grilo de Dinho), Priscila Marques e Eliene de Almeida (Liu do Hospital), que o Poder Executivo providencie a reforma do Centro de Abastecimento, por sua importância econômica, histórica e cultural.", disse o vereador.
Clique na imagem para ampliar
Caso o poder executivo atenda a solicitação, quem sabe o Centro de Abastecimento volte a atrair feirantes e fregueses, fazendo com que também aqueça a economia do município?!

Uma das bases de ferro que sustenta a cobertura de um ponto em frente ao Centro. O local é ponto dos estudantes durante a semana e pessoas da zona rural que frequentam a feira aos sábados
Faltam telhas

Por Sandro Araújo
Compartilhe no Google+

Sandro Araújo