Ações contra a febre amarela são intensificadas em todo o estado da Bahia

Objetivo é de aumentar o número de imunizados no estado

O surto de febre amarela no Brasil vem atingindo 32,3 milhões de pessoas. Estão sendo realizadas ações dentro das campanhas de vacinação na Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. No ano passado, o número da incidência do mosquito era de 7,1 casos a cada 100 mil habitantes. Já neste ano, são apenas 2,2. Em solo baiano, ainda não foram registrados casos da febre amarela em humanos, somente em macacos. Mesmo assim, os números da cobertura vacinal da Bahia são baixos e ações estão sendo realizadas em alguns municípios, como por exemplo, em Camaçari. Segundo a responsável técnica de imunização do município, Elisângela Britto, estratégias estão sendo traçadas para imunizar ainda mais a população. Ela explica algumas ações no calendário da cidade.

“A estratégia, que está no nosso plano operacional, é pegar as empresas, que a gente tem conhecimento que são as transportadoras, que já desenvolvem trabalhos de parceria, e vacinar os caminhoneiros contra a febre amarela. Para garantir que, no processo de deslocamento entre territórios, eles estejam imunizados e não se desloquem para localidades onde tenham a transmissão da doença e voltem doentes para cá, favorecendo a transmissão da doença na Bahia.”
Outro município que vem intensificando as ações para a campanha de vacinação é o de São Francisco do Conde. A Secretaria Municipal de Saúde vai realizar eventos de vacinação para pessoas que vão receber o pagamento do Programa de Acolhimento Social e estudantes que vão participar da Jornada Pedagógica, nos dias 5, 6, 7 e 8 deste mês, respectivamente. O diretor de Vigilância em Saúde do município, Reinaldo Xavier, comenta mais alternativas que a região tem feito para o número de não imunizados.

“Nós temos as vacinas, temos as unidades, estamos divulgando, carro de som, rádio, temos utilizado outras alternativas, outras formas de mobilização e, ainda assim, a procura está baixa. Pelo visto, a nossa campanha não vai se encerrar no dia, 9 porque nós não teremos atingido a cobertura ideal. E nós vamos permanecer vacinando e vamos também fazer casa a casa, que, essa sim, é a ação mais forte que nós estamos planejando para toda essa semana, que é fazer a vacinação casa a casa.”

A campanha de vacinação contra a febre amarela na Bahia começou em 19 de fevereiro e vai até nove de março. Moradores de Camaçari podem se vacinar, por exemplo, no bairro de Gravatá, na Rua do Canal, sem número, de segunda a sexta feira, das oito da manhã até as cinco da tarde. Já os moradores de São Francisco do Conde, entre as localidades que fazem a vacinação, estão as unidades de Saúde da Família de São Bento e do bairro Manoel Natanael dos Santos. Também de segunda a sexta feira, de oito da manhã às quatro da tarde.

#febreamarela

Sandro Araújo