São Gonçalo: Secretária de Saúde afirma que suposta alta médica por falta de alimento é falsa

A informação da suposta alta médica de pacientes do Hospital Municipal de São Gonçalo dos Campos, devido à falta de alimentos para as refeições, mais um vídeo com funcionário tentando capturar um rato na cozinha do (HM) foram divulgadas em grupos do aplicativo WhatsApp e redes sociais no início da noite dessa quarta-feira (21). O portal SGA também recebeu via aplicativo uma reclamação relatando que um paciente teve alta médica, e segundo o texto, foi pelo motivo acima citado (falta de alimentação).

Como nossa reportagem informou ontem (21), procuramos a direção do Hospital Municipal na manhã dessa quinta-feira (22), e ao conversar com Rosângela Maciel (Diretora), fomos informados que todas as informações referentes ao suposto problema na unidade foram repassadas para a assessoria de comunicação do hospital, e, que ainda neste dia estaria publicando uma Nota de Esclarecimento.

Ainda em busca dessas informações por parte do hospital, o programa Planeta Notícia conversou via telefone com a Secretária Municipal de Saúde, Jaqueline Porto, que, durante sua fala, esclareceu se tratar de um absurdo essa reclamação de alta médica por falta de alimentação no hospital.

"Existiu sim, uma intercorrência, durante o preparo dos alimentos, houve um pouco de atraso, mais não existiu a falta de alimento em momento nenhum. Pegaram essa informação e colocaram da forma de que, pacientes tiveram alta por falta de alimento no hospital.", disse a secretária.

Ainda de acordo com Jaqueline, dois pacientes tiveram alta normal nessa quarta-feira (21), após avaliação médica.

Com relação ao vídeo da tentativa de captura do rato, a secretária disse que já instaurou uma investigação para apurar esse caso.

"Uma sindicância foi aberta para poder investigar essa questão, até porque foi uma coisa pontual. Como não existe nenhum fato anterior, isso abre margem de a gente pensar que pode ter sido criminoso. Não estou afirmando que foi, as investigações é que vão levar a conclusão. Os funcionários no vídeo serão ouvidos, e, a resposta a gente vai dar quando concluir essa investigação." Finalizando, Jaqueline Porto disse que "Uma funcionária fez uma foto da comida, uma bandeja muito bonita e saudável inclusive, e que estamos veiculando também para poder provar que não existe nada de falta de alimento."

Essa mesma foto foi enviada para o SGA pelo prefeito Carlos Germano, as 23h de ontem, via WhatsApp. O prefeito se encontra em Brasília.
A Nota de Esclarecimento não foi encaminhada para o SGA. Tivemos conhecimento através de seu compartilhamento em um grupo de WhatsApp. (Leia abaixo)


"Prefeitura Municipal de São Gonçalo dos Campos

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo dos Campos vem a público esclarecer a notícia precipitadamente veiculada por alguns veículos de comunicação, e que vem repercutindo na imprensa local e redes sociais. A matéria veiculada trata de uma denúncia feita por parte de uma suposta acompanhante de uma paciente que estaria internada no Hospital Municipal de São Gonçalo dos Campos (HMSGC) e que teria recebido alta mesmo estando doente, devido à falta de alimento na unidade. A secretária de saúde do município, Jaqueline Porto, bem como a diretoria do HMSGC afirmam que tal notícia é falsa, não houve alta em massa e muito menos falta de alimentação. “Tivemos uma intercorrência que provocou um pequeno atraso. Mas, o almoço foi servido normalmente a todos os pacientes e funcionários da unidade”, afirmou Jaqueline. O HMSGC esclarece ainda que está com 9 pacientes internados na unidade e lamenta a divulgação de notícias infundadas, sem nenhum tipo de apuração ou cuidado e que em sua maioria possui o único objetivo de desgastar a imagem do governo e de forma irresponsável sobressaltar a comunidade. Fonte: ASCOM/PMSGC"


São Gonçalo Agora/Sandro Araújo
Compartilhe no Google+

Sandro Araújo