UNINASSAU oferece palestra sobre atualização da NR-20

As empresas que trabalham com a atividades e operações com inflamáveis e combustíveis devem se adequar às novas normas regulamentadoras 

Por Paula Caroline Cruz

Para debater uma atualização da legislação com a revisão da "NR-20 - Atividades e operações com inflamáveis e combustíveis", a Faculdade UNINASSAU Feira de Santana promove uma palestra para abordar os pontos necessários para enquadramento legal das empresas. O evento, que é aberto ao público, será realizado no dia 5 de fevereiro, às 18h30, no Auditório da Instituição. Na ocasião, haverá a assistência de engenheiros, bombeiros e empresários da área.

Sobre o encontro, o coordenador das Engenharias da UNINASSAU, Emanuel Zanardini, reforça que a adequação a NR-20 envolve um trabalho multidisciplinar. “Os trabalhos de prevenção de riscos em estabelecimentos que envolvem combustíveis e inflamáveis necessitam da colaboração do empresário, funcionários, bombeiros civis, técnicos e engenheiros", explica.

Durante o evento serão esclarecidos alguns pontos sobre como são feitas as capacitações dos funcionários, como são classificadas as instalações e de que maneira são realizadas as inspeções e manutenções. Mantendo empresariado e colaboradores qualificados para executar um trabalho de forma ética.

Desde 1978, quando foi criada, a norma não sofria alteração. Nesta reformulação, a NR-20 apresenta mudanças consideráveis e estabelece alguns requisitos. As empresas devem cumprir a nova norma, publicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que amplia o controle sobre gestão de saúde e segurança do trabalho em empresas que fazem uso de produtos inflamáveis.

Esta norma regulamentadora tem o intuito de garantir bem-estar para funcionários e clientes, além de se adequar às questões ambientais. Portanto, é importante que os empresários que trabalham no ramo de combustíveis atentem-se e preparem-se para as fiscalizações, que são feitas pela Agência Nacional de Petróleo e pelo MTE.

Para participar não necessita de inscrição. A UNINASSAU Feira de Santana está localizada na Rua Barão de Cotegipe, 1370, Centro. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (75) 3221-6664/3614-6353.
Compartilhe no Google+

Sandro Araújo