São Gonçalo tem dia festivo com reinauguração do Fórum Ministro João Mendes

A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, reinaugurou, na manhã desta terça-feira (23), as novas instalações do fórum Ministro João Mendes, em São Gonçalo dos Campos.

O presidente eleito da corte, desembargador Gesivaldo Britto, o governador Rui Costa e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ângelo Coronel, também participaram da solenidade.

Ainda serão inauguradas, até o final da gestão, no próximo dia 31, as novas instalações dos fóruns de Nazaré, Itaparica, Itabuna e Camaçari, além de lançada a pedra fundamental do fórum de Ilhéus.
"Certamente São Gonçalo já merecia uma casa da justiça digna de sua importância. Aqui, fui recentemente acolhida, acarinhada e tornada cidadã, fato que apenas eleva a minha satisfação em poder de alguma forma retribuir o gesto que tanto me honrou", disse a presidente, em breve discurso.

"Fiz questão de estar aqui hoje. Primeiro, porque Maria do Socorro fez a recuperação da Justiça em toda a Bahia, além da junção de comarcas. Somos um estado grande, mas temos a vigésima arrecadação per-capita do país. Isso se reflete em todos os poderes. Precisa ter muita serenidade no trato da coisa pública”, disse o governador sobre a gestão da presidente do TJBA.

O deputado Ângelo Coronel também destacou o papel do parlamento baiano para a elevação da comarca de São Gonçalo dos Campos ao grau intermediário. “A elevação significa a presença de dois juízes na comarca e uma efetiva melhor prestação de serviços judiciários à comunidade", afirmou.

Também estiveram presentes a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Cynthia Resende, e os desembargadores Sérgio Cafezeiro, Pilar Célia Claro, Maria de Lourdes Medauar e Aracy Borges, o prefeito de São Gonçalo, Carlos Germano, o deputado federal Jorge Solla.
Foto: Sandro Araújo
Ampliação - A reforma e a ampliação contemplaram, em uma área de 513,56 m², a construção de um salão do júri no andar térreo e dois novos pavimentos.

Também foram reformulados os ambientes internos e revisadas e saneadas as instalações elétricas, hidráulicas e de telecomunicações, além de construído sanitário para portadores de necessidades especiais.

A presidente aproveitou a oportunidade para agradecer o empenho da juíza da comarca, Alexsandra Santana Soares. "Com sua dedicação e a presença indispensável dos valorosos servidores que se empenham para entregar diariamente o seu melhor a cada jurisdicionado, certamente estamos construindo uma história digna, à altura do que esperam e merecem os cidadãos e a sociedade. Que saibam todos que esta é a casa da justiça e, portanto, é a nossa casa; vamos cuidar bem dela".

Texto: Ascom TJBA / Fotos: Secom/BA

Sandro Araújo