Lavagem de São Gonçalo anuncia início dos festejos populares na Festa da cidade

São Gonçalo dos Campos está em festa. Na manhã desta quinta-feira (18), por voltas das 11h, a organização da Festa de "São Gonçalo de Amarante" 2018 (Santo padroeiro), composta pelo presidente prefeito Carlos Germano e seu vice Gabriel Soares, atual procurador do município, mais toda comissão da festa deram início aos festejos populares com a tradicional Lavagem de São Gonçalo.

O cortejo saiu de frente ao Estádio Municipal Francisco Gonçalves com o bloco das baianas, a banda de percussão e sopro com integrantes da Filarmônica Lira Musical Sangonçalense mais os foliões. A organização da festa se fez presente representada por seu presidente Carlos Germano e Gabriel Soares, além de pessoas do governo e políticos convidados.

A PM informou quea lavagem teve um público estimado em 6 mil pessoas. Mesmo sendo menor que nos anos anteriores, a Lavagem percorreu as principais ruas, foi até a fonte da Gameleira e encerrou em frente à Igreja Matriz.
Os festejos populares seguem até o dia 20 de janeiro com os desfiles dos diversos blocos que, este ano fazem a festa da cidade. Alguns blocos como Amigos da Sofrência, Eu Sou Bahia, 7ª Caminhada do Samba, do Vitória, As Barangas, Amigos da Lira desfilarão nessa sexta e sábado (20) com atrações puxando os foliões. O bloco Amigos de Caça Ema, apenas com banda de sopro e percussão também fazem parte da festa.


Este ano nenhuma programação foi divulgada pela organização da festa. As únicas informações que se têm são dos organizadores dos blocos.

A parte religiosa da Festa em louvor ao padroeiro santo São Gonçalo de Amarante teve início dia 11 de janeiro com o novenário que segue até o dia 19. No dia 20 será celebrada a Solenidade de Nossa Senhora do Amparo, e dia 21 encerramento da Festa com missa solene pela manhã, às 9h, procissão às 17h e Bênção do Santíssimo Sacramento.

Por Sandro Araújo
Compartilhe no Google+

Sandro Araújo