Comunidade de Barra Grande homenageia Oxum e Yemanjá

No próximo sábado (03/02), a comunidade de Barra Grande, município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, realizará, pelo 18º ano consecutivo, o ‘Sankofa - Ritual de Oferenda às Deusas das Águas Oxum e Yemanjá’. A celebração, que é um misto de atividade religiosa, política e cultural, é realizada pelo Terreiro Ilê Axé Oiá Dé, em parceria com pescadores da localidade, e organizada pelo Centro de Formação Humana para o Desenvolvimento Social – Sankofa.

A cerimônia reúne moradores, adeptos do candomblé, ativistas de movimentos sociais e simpatizantes das religiões afro-brasileiras, e começa às 13h, no Ilê Axé Oiá Dé, com a saída do cortejo com as oferendas para Oxum. A caminhada encontra os pescadores, com as oferendas para Yemanjá, que juntas, são embarcadas para serem entregues em alto mar. Após a conclusão do ritual, começa a parte cultural da festa, com apresentações de capoeira e dos sambas de roda e de caboclo. Aos convidados, também é servida uma deliciosa feijoada.
O Sankofa tem apoiado a manutenção da manifestação, segundo o seu idealizador, “pela importância que ela representa para a cultura negra e para as religiões afro-brasileiras”, pontua Durval Azevedo, coordenador da entidade. Ele enumera ainda, as iniciativas adotadas para o fortalecimento do ritual. “Além da organização anual da celebração, já produzimos também, registros fotográficos e audiovisuais do ritual, em três idiomas (português, inglês e espanhol)”. O objetivo, segundo Durval, “é aumentar a visibilidade e garantir a preservação do movimento”, conclui.

SERVIÇO

O quê: Sankofa - Ritual de Oferenda às Deusas das Águas Oxum e Yemanjá;
Quando: Sábado (03/02), às 13h;
Onde: Terreiro Ilê Axé Oiá Dé - Distrito de Barra Grande - Vera Cruz - Ilha de Itaparica;
Informações: (71) 99302-6661 – Durval Azevedo.

Sandro Araújo