Católicos iniciam homenagem a Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem

Com o tema “Servindo o Reino de Deus no mundo, como sujeitos em saída, conduzidos por Senhor Nome Jesus dos Navegantes pelos mares da vida”, os devotos do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e de Nossa Senhora da Boa Viagem iniciaram as celebrações para homenagear os padroeiros na quarta-feira (27).
Celebrações em homenagem a Bom Jesus dos Navegantes começaram na quarta-feira; procissão será no dia 1º de janeiro (Foto: Haroldo Abrantes/Agência A Tarde/AE)
A abertura ocorreu na matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, com alvorada e queima de fogos às 5h. Em seguida, às 7h30, foi celebrada a primeira missa. Logo após a Celebração Eucarística, por volta das 9h, aconteceu a lavagem do templo, seguida de um momento de oração. Às 11h houve o hasteamento da bandeira da Devoção e às 20h, a segunda e última missa do dia.

A partir desta quinta-feira (28), até o sábado (30), acontecerá o tríduo preparatório, sempre a partir das 20h. O segundo dia do tríduo, na sexta-feira (29), será presidido pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida. Como tradicionalmente acontece, no dia 31 de dezembro, domingo, haverá a descida da galeota Gratidão do Povo ao mar, às 8h.

A Missa do Embarque terá início às 15h30 e será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. Uma procissão com a imagem de Bom Jesus dos Navegantes sairá da Boa Viagem para o cais do Porto de Salvador, de onde seguirá em procissão terrestre para a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia.
Dom Murilo presidirá a missa às 8h na Basílica da Conceição da Praia, no dia 1º de janeiro de 2018 (Foto: J Pereira/Ag Haack)
Na segunda-feira, dia 1º de janeiro de 2018, Dom Murilo presidirá a missa às 8h na Basílica da Conceição da Praia. Já os devotos que estiverem na Igreja da Boa Viagem participarão da missa às 9h.

Por volta das 10h terá início a procissão terrestre, que sairá da Conceição da Praia até o píer da Capitania dos Portos. Apenas a imagem de Bom Jesus dos Navegantes será embarcada e seguirá em procissão de volta à Igreja da Boa Viagem.

A imagem do Bom Jesus deverá chegar à praia da Boa Viagem por volta das 12h30. Neste momento acontece o encontro entre as imagens do Bom Jesus e de Nossa Senhora da Boa Viagem, que serão levadas para a Igreja da Boa Viagem, onde acontecerá a veneração. Às 15h as imagens serão recolhidas e o templo será fechado

No dia 7 de janeiro, domingo, acontecerá o encerramento da festa. A programação conta com a recitação do Terço, às 15h30, e a missa, às 16h, sendo essas duas atividades na Praça da Boa Viagem.

Logo após a issa campal haverá procissão terrestre, que percorrerá a avenida Luís Tarquínio, passará pela praça Irmã Dulce, avenida Dendezeiros, Baixa do Bonfim, Rua da Imperatriz e retornará para o Largo da Boa Viagem.
Festa em homenagem a Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem (Foto: J Pereira/Ag Haack)

G1/BA
Compartilhe no Google+

Sandro Araújo