residencial Saúde de São Gonçalo dos Campos oferece serviço humanizado de Visita Domiciliar - São Gonçalo Agora

Saúde de São Gonçalo dos Campos oferece serviço humanizado de Visita Domiciliar

O serviço de Visita Domiciliar (VD) de São Gonçalo dos Campos disponibiliza equipes nas 11 unidades de saúde do município formada por odontólogo, médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde. Quando necessário o paciente recebe ainda a visita de profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) que conta com diversos especialistas como nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, educador físico, terapeuta ocupacional e assistente social, dependendo da especificidade de cada paciente.

Sem sair de casa, a paciente Antônia Conceição dos Santos, 59 anos, foi atendida por uma equipe multiprofissional formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde. Dona Antônia que está se recuperando de uma cirurgia de vesícula comemorou a ação.'Gostei demais, muito bom receber este atendimento aqui, minha cirurgia foi há menos de um mês e é um presente poder fazer a revisão em casa'.

Durante o atendimento a técnica de enfermagem, Laís Dias, aferiu a pressão arterial, a enfermeira Luana Barbosa passou orientações quanto à rotina pós-operatória e a médica Carolina Melo examinou de forma mais humanizada a paciente. "Hoje constatamos que Dona Antonia está se recuperando bem, com boa cicatrização, sem dores, ou seja, sem complicação pós-operatória", afirmou Dra. Carolina Melo, acrescentado que o objetivo é fazer um atendimento individual e preventivo, observando dentre outros aspectos se o paciente está tomando os medicamentos corretamente, como está se alimentando, os cuidados da família para com o doente, higiene, etc. A visita também foi acompanhada pelo agente comunitário de saúde José Calisto.

A Visita Domiciliar (VD) é feita pela prefeitura de São Gonçalo dos Campos, através da Secretaria de Saúde, pelo Programa Saúde da Família (PSF). O objetivo é dar suporte e prestar assistência aos pacientes acamados em casa ou que apresentarem dificuldades de locomoção.

De acordo com Jaqueline Porto, Secretária de Saúde, os serviços oferecidos pela Prefeitura vão muito além das consultas médicas, da entrega de medicamentos e realização de exames. "Mesmo diante das dificuldades estamos trabalhando para oferecer mais qualidade de vida. A Visita Domiciliar é de suma importância para a manutenção e melhora da saúde dos pacientes que não possuem condições físicas de se locomover até uma unidade de saúde", afirmou.

Para ter acesso a VD, paciente ou algum familiar deve entrar em contato com sua equipe do Programa Saúde da Família para que, durante uma visita do agente comunitário de saúde, seja avaliada a necessidade da Visita Domiciliar. Os atendimentos são previamente agendados e acontecem de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
Compartilhe no Google+

About Sandro Araújo