residencial Feira de Santana se mobiliza para dobrar número de audiências durante as Semanas de Conciliação - São Gonçalo Agora

Feira de Santana se mobiliza para dobrar número de audiências durante as Semanas de Conciliação

Mensalmente, a 1ª Vara de Família da Comarca de Feira de Santana realiza de 150 a 180 audiências. Para as Semanas de Conciliação 2017, do Tribunal de Justiça da Bahia, a juíza da unidade Kátia Regina Mendes Cunha está com a previsão de concluir uma pauta com cerca de 300 processos. Ou seja, dobrar o número de audiências que faz em um mês.

Na 2ª Vara Cível da comarca, o juiz titular Glautemberg Bastos de Luna, que está também como diretor do Fórum Filinto Bastos, espera pautar mais de 200 processos para as Semanas de Conciliação. Serão separadas duas mesas, em cada turno, para conciliar, com a contribuição de dez a doze voluntários.

As Semanas de Conciliação do TJBA acontecem de 20 de novembro a 1º de dezembro e todos os magistrados, servidores, conciliadores e a rede de apoio, formada por advogados, Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados da Bahia e voluntários estão convidados a participar.

“Para a Vara de Família a conciliação é sempre proveitosa porque os próprios conflitos familiares são resolvidos de forma mais eficaz através da conciliação. Temos que aproveitar essa oportunidade de empoderamento, que consiste na possibilidade de resolver o conflito”, afirmou a juíza Kátia Regina.

O magistrado Glautemberg ressalta que a ideia da campanha é “bem válida”. “O trabalho é bom, movimenta a vara, processos esquecidos voltam a andar, dá um novo ânimo para equipe”, pontua. A inscrição de processos, para serem inseridos na pauta das Semanas, segue até o dia 15 de outubro pelo site do TJBA (link do Nupemec). As inscrições de voluntários também permanecem abertas.

Mobilização - A equipe do Nupemec – Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos - que organiza pela primeira vez as Semanas de Conciliação do TJBA, mantém as ações de integração e mobilização na capital e nas comarcas do interior. Na quinta-feira (21), o servidor Jorge Trindade se reuniu com juízes em Feira de Santana e com representantes das faculdades Anísio Teixeira (Fat) e Nobre.

No encontro com magistrados, que contou com a participação dos juízes Glautemberg e Kátia Regina, foi discutida a possibilidade de fazer um grande mutirão de processos, em local a ser definido pelas unidades. As faculdades foram convidadas a promover a participação dos estudantes como voluntários.

Os magistrados contam com o apoio externo para que as audiências possam ser realizadas com sucesso. A equipe do Nupemec realiza ações de integração e troca de experiência para obter melhores resultados em Salvador e nas comarcas do interior. Vitoria da Conquista, Itabuna e Ilhéus foram algumas já visitadas.

As Semanas de Conciliação do TJBA englobam uma semana de iniciativa e promoção estadual de conciliação e a Semana Nacional de Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Fique atento aos prazos!

#OxeConcilie #ConciliaçãoTJBA
- Inscrição e seleção de processos: até 15/10
- Inscrição de voluntários: até fechar o número de vagas
- Indicação da equipe de trabalho da unidade: até 25/09
- Encaminhamento ao Nupemec da quantidade de processos selecionados: de 15/10 a 24/10
- Publicação da pauta de audiências: de 15/10 a 17/11
- Preparação das intimações: até 20/10
- Envio das intimações às partes: de 15/09 a 25/10
- Audiências: de 20 de novembro a 1º de dezembro

Mais informações:
Nupemec - www.tjba.jus.br/conciliacao
(71) 3372-5049 // e-mail conciliar@tjba.jus.br

Texto: Ascom TJBA
Compartilhe no Google+

Sandro Araújo