Rui entrega Disep e Cicom no oeste da Bahia; em São Gonçalo até agora, só promessas! - São Gonçalo Agora

Rui entrega Disep e Cicom no oeste da Bahia; em São Gonçalo até agora, só promessas!

Um Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) e um Centro Integrado de Comunicação (Cicom) foram inaugurados pelo governador Rui Costa na tarde desta quinta-feira (20), em Barreiras, no oeste baiano. O Cicom vai unificar as chamadas de emergência de 14 municípios da região, por meio do 190, 193 e 197, e será responsável também pelo videomonitoramento de Barreiras. Outros municípios poderão instalar câmeras nas ruas para aderirem à tecnologia.

Na ocasião, Rui destacou que o Cicom está ligado ao Centro de Operações e Inteligência, em Salvador. “Queremos fortalecer a parceria com o comércio local e com a prefeitura para ampliar o número de câmeras em Barreiras e nas outras cidades atendidas pelo centro. Isso, com certeza, vai aumentar a segurança pública. O Disep também vai proporcionar uma segurança publica melhor”. O distrito, que recebeu investimento de R$ 5,8 milhões, é composto por prédio administrativo, guarita e unidades do Departamento da Política Técnica (DPT) e das polícias Militar e Civil.

Segundo o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, além de integrar as polícias, o Disep oferece instalações mais modernas para que os servidores tenham melhores condições de trabalho e para que a população seja bem atendida e bem acolhida. “Cerca de 450 mil baianos, de Barreiras e mais 13 municípios, serão atendidos pelo Cicom, com muito mais eficiência e racionalidade. Temos mais 12 unidades de Disep para serem inauguradas e oito Cicoms até o início de 2018”.

Além de Barreiras, o Cicom beneficia os municípios de Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Santa Rita de Cássia, Formosa do Rio Preto, Riachão da Neves, Angical, Cotegipe, Cristópolis, Baianópolis, Mansidão, Brejolândia, Catolândia e Wanderley. Mais de R$ 7,2 milhões foram investidos nas duas novas estruturas. Repórter: Raul Rodrigues

São Gonçalo dos Campos 

Em dezembro do ano passado, após reunião com o Secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de São Gonçalo dos Campos (CONSEG), Pedro Fonseca Filho, o vice-presidente, Rodrigo Gavazza, o então prefeito de São Gonçalo, Carlos Cerqueira, mais a participação do Deputado Estadual Zé Neto, de Feira de Santana, foi prometida a construção de um Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) em São Gonçalo dos Campos. De acordo com informações desta reunião, repassadas para a nossa reportagem através do CONSEG, foi sugerindo implantação do Disep na área da Escola Estadual Polivalente, no centro da cidade, e que Maurício Barbosa assegurou enviar a engenharia da pasta ainda no mês em que a reunião foi realizada para conhecer o local e já providenciar o possível projeto de construção da unidade, deixando bem claro que, para que fosse possível, seria necessário que o Deputado Estadual Zé Neto, como líder do Governo, buscasse viabilizar junto ao mesmo verba suficiente para a completa implantação da unidade em São Gonçalo. Segundo o CONSEG o deputado se comprometeu em fazer o esperado.

Vale salientar que, nesta mesma escola existem paradas duas obras do Governo Estadual, a reforma geral do Ginásio de Esportes e a cobertura de uma Quadra Poliesportiva. Estão paradas desde os dois últimos anos do ex-governador Jaques Wagner.

Outra promessa 

Deputados Fernando Torres, federal; Zé Neto, estadual; Antonio Dessa Cardozo (Furão), então prefeito de São Gonçalo; e Anselmo Brandão, Comandante Geral da Polícia Militar, durante reunião ocorrida em São Gonçalo dos Campos numa sexta-feira (29/04/2016) discutiram investimentos no setor da segurança pública do município. O líder do governo, deputado Zé Neto, destacou que o governador Rui Costa determinou atenção à situação da segurança dos munícipes, em decorrência das reclamações da comunidade.

Fazendo parte da lista de "benfeitorias" para o município, estava ou está, a construção de um Complexo Estruturado onde funcionava a Escola Antônio Carlos Magalhães, no bairro Cruzeiro, saída para a BR 101, em que as Polícias Militar e Civil junto a Guarda Municipal possam conjuntamente trabalhar e construir uma segurança pública com mais qualidade para o município.

Foi divulgado pelas assessorias das autoridades que eles se reuniram e deixaram de lado divergências políticas para contribuir no enfrentamento da situação e na solução para segurança pública da localidade. No caso da prefeitura, inclusive, foi doado o imóvel e firmado o compromisso de fazer a devida reforma com a utilização do setor de engenharia da delegacia.

Na opinião do deputado Zé neto, o então dia foi de vitória. “Precisamos agora evidentemente efetivar o que combinamos e garantir que venha a nova viatura, que esse prédio seja reformado e se torne logo um espaço da segurança pública das duas polícias Civil e Militar e também da Guarda Municipal, e que nos próximos dias tenhamos funcionando a companhia 67 aqui em nossa querida São Gonçalo”, declarou. A mudança do comando ocorreu em agosto e a viatura chegou depois de 5 meses da reunião. Em outubro.

Para finalizar o histórico encontro de autoridades, o deputado ainda relatou a alegria de contar com parcerias para trazer soluções ao município. “Para mim, é uma grande alegria estar aqui com meu amigo Fernando Torres, que é deputado federal com as forças políticas e, especialmente, o prefeito Furão, que também cumpriu aqui o seu papel de gestor. Eu acho que é por aí que a gente vai construindo as melhorias, deixando de lado qualquer divergência e avançar na construção de situações que possam realmente traduzir as necessidades da comunidade”, concluiu.

A esperança do povo São Gonçalense foi depositada na nova gestão, do prefeito Carlos Germano (PP), que já declarou estar bem politicamente com o Governo do Estado. Seu governo está caminhando para o sétimo mês e, apesar de já está realizando ações consideráveis no município e herdado problemas da gestão anterior, ainda não foi comunicado por sua assessoria nenhuma informação a respeito do tema desta matéria.

Por Sandro Araújo
Compartilhe no Google+

About Sandro Araújo