Pais não deveriam dar suco de fruta aos bebês antes de 1 ano, dizem experts - São Gonçalo Agora

Pais não deveriam dar suco de fruta aos bebês antes de 1 ano, dizem experts

Recentemente, a Academia Americana de Pediatria (AAP) publicou um artigo no qual atualiza suas orientações a respeito do consumo de sucos de frutas por bebês, crianças e adolescentes. O que imediatamente chamou atenção no documento foi o pedido para os pais evitarem oferecê-los aos pequenos que ainda não completaram 1 aninho de vida. E, quando a entidade fala em suco, inclui até aquele natural, espremido na hora.

A AAP lembra que, até os 6 meses de vida, todas as necessidades nutricionais são alcançadas a partir do leite materno. E, para a entidade, dar suco nesse momento — ou seja, antes da comida sólida ser introduzida — aumenta o risco de o sumo da fruta tomar o lugar do leite materno ou da fórmula infantil, o que resultaria em uma menor ingestão de nutrientes importantes, como proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. A partir do sexto mês de vida, o que os especialistas encorajam é o consumo das frutas in natura.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) endossa tal orientação. E há vários motivos para isso. A médica Mônica de Araújo Moretzsohn, do Departamento Científico de Nutrologia da SBP, conta que as frutas reúnem frutose, um tipo de açúcar. Quando o alimento é usado no preparo da bebida, acabamos perdendo suas fibras. “Com isso, o açúcar é aproveitado de forma muito rápida. Aí a insulina sobe também”, resume a nutróloga. Esse processo contribui para o surgimento de encrencas como ganho de peso e diabete.
Compartilhe no Google+

About Sandro Araújo