LACEN confirma dois casos de Febre Amarela em "macacos" em São Gonçalo dos Campos - São Gonçalo Agora

LACEN confirma dois casos de Febre Amarela em "macacos" em São Gonçalo dos Campos


A Secretaria Municipal de Saúde informa a toda a população são-gonçalense que está reforçando o combate a febre amarela no município. Ao tempo em que solicita o apoio da comunidade no que diz respeito aos cuidados para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissores da febre amarela urbana para que o município de São Gonçalo dos Campos não apresentando casos de febre amarela em humano.

No estado da Bahia, até 08 de maio de 2017, há registro de 255 epizootias notificadas, morte suspeita de primata, distribuídas em 78 municípios. Dessas, 54 tiveram resultado positivo em 28 municípios: Alagoinhas, Barrocas, Biritinga, Camaçari, Candeias, Catu, Cordeiros, Esplanada, Feira de Santana, Ichú, Irará, Itaparica, Ituberá, Lauro de Freitas, Mata de São João, Nova Viçosa, Ouriçangas, Paulo Afonso, Pedrão, Riachão do Jacuípe, Salvador, Santa Rita de Cássia, São Felipe, São Francisco do Conde, São Gonçalo dos Campos, São Miguel das Matas, Saúde e Vera Cruz.

Em São Gonçalo dos Campos, das amostras que foram enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública Profº Gonçalo Moniz-LACEN, duas apresentaram resultado positivo para FA em primata não humano. Contudo, as ações de vigilância epidemiológica para controle da situação estão sendo desenvolvidas desde o surgimento dos primeiros casos de epizootias no município com o apoio técnico da equipe do Núcleo Regional de Saúde, desenvolvendo ações como:

- Tratamento focal com larvicida;
- Tratamento perifocal com bomba aspersoras e inseticidas;
- Tratamento espacial com equipamento costal motorizado;
- vacinação seletiva contra febre amarela (considerar vacinado o indivíduo que possuir uma dose da vacina registrado no cartão de vacina).

SECOM/PMSGC
Compartilhe no Google+

About Sandro Araújo