residencial Secretaria de Saúde de São Gonçalo dos Campos informa sobre vacina da febre amarela - São Gonçalo Agora

Secretaria de Saúde de São Gonçalo dos Campos informa sobre vacina da febre amarela

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo dos Campos, através da Secretária de Saúde, informa que as vacinas contra a febre amarela estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município.

A vacina contra febre amarela é a medida mais importante para prevenção e controle da doença e apresenta eficácia de aproximadamente 95%, além de ser reconhecidamente eficaz e segura. Entretanto, assim como qualquer vacina ou medicamento, pode causar eventos adversos como febre, dor local, dor de cabeça, dor no corpo, entre outros. Portanto, mesmo em um momento de intensificar as ações de vigilância da febre amarela, é necessário orientar a população quanto à necessidade de se vacinar.

O esquema da febre amarela é de duas doses, tanto para adultos quanto para crianças. As crianças devem receber as vacinas aos nove meses e aos quatro anos de idade. Assim, a proteção está garantida para o resto da vida. Para quem não tomou as doses na infância, a orientação é de uma dose da vacina e outra de reforço, dez anos depois da primeira. As recomendações são apenas para as pessoas que vivem ou viajam para as áreas de recomendação da vacina. A população que não vive na área de recomendação ou não vai se dirigir a essas áreas não precisa buscar a vacinação neste momento.

Quem perdeu o cartão de vacinação deve procurar o serviço de saúde que costuma frequentar e tentar resgatar o histórico. Caso isso não seja possível, a recomendação é iniciar o esquema normalmente.  Vale destacar a situação de saúde deve ser informada ao profissional de saúde, para que seja possível avaliar se há contraindicação. Para garantir a vacinação, o paciente deve se dirigir ao posto de saúde da sua região e se informar a respeito dos dias de aplicação da vacina.

Por Sandro Araújo/São Gonçalo Agora
SMS - Secretaria Municipal de Saúde
Compartilhe no Google+

Sandro Araújo