Gestores municipais do Território Baixo Sul buscam fortalecimento do meio rural - São Gonçalo Agora

Gestores municipais do Território Baixo Sul buscam fortalecimento do meio rural

A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) segue em visita aos Territórios de Identidade, em busca da parceria com os municípios para promover o desenvolvimento rural do estado. Nesta sexta-feira (10), o secretário Jerônimo Rodrigues, esteve no Território do Baixo Sul, no município de Valença, para apresentar os serviços oferecidos pela secretaria aos gestores municipais.

O encontro, que será realizados em todos os 27 territórios, é um momento de diálogo, reflexão, ajustes e pactuações, envolvendo, principalmente, os gestores municipais e estaduais, os colegiados territoriais, membros dos conselhos municipais de Desenvolvimento Sustentável (CMDS), instituições prestadoras de ATER e outros movimentos e entidades representativas da agricultura familiar.
O objetivo da ação é fortalecer a estratégia de articulação e descentralização de políticas públicas, através dos Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (Setafs) e dos Serviços Municipais de Apoio à Agricultura Familiar (Semafs).

O titular da SDR ressaltou que a Bahia tem a maior população rural do Brasil, com 4 milhões de pessoas no campo e 700 mil propriedades da agricultura familiar. “Nossa preocupação maior é chegar com a marca que o governador Rui Costa tanto exige da gente que é interiorizar as politicas públicas em todos os municípios da Bahia. Dentro do município, não teríamos pernas para chegar aos agricultores, sem a parceria com a prefeitura. É um grande mutirão nosso para que o rural possa mostrar sua força”.

Segundo Rodrigues, o intuito é demonstrar um cardápio de opções para que os agricultores possam ter acesso, entre outros benefícios, à distribuição de sementes e mudas, Garantia Safra, crédito, assistência técnica, regularização de sua propriedade. “Queremos fazer um 2017 com muita força para que a agricultura familiar possa gerar renda para quem depende dela e alimentos saudáveis para todos nós”.

O prefeito de Valença, Ricardo Moura, afirmou estar muito feliz em receber a equipe da SDR. “Valença é um município grande e merece uma atenção para que possamos fazer uma agricultura familiar forte e levar alegria aos que vivem no campo”.
A equipe da SDR composta pela Diretora de Agregação de Valor e Acesso à Mercados da Suaf, Elisabete Costa, do diretor de Ordenamento Agrário da Superintendência de Políticas Territoriais e Reforma Agrária (Sutrag), Jovenilton Silva, os representantes da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Samuel Feldeman, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Paulo Henrique, da Coordenação Executiva de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (CEPEX), Helca Silva, e do SETAF do Território Baixo Sul, Diomar Pereira, fez um panorama sobre as ações, projetos e programas da SDR, que compõem o ‘cardápio de serviços’ que estão sendo apresentados aos gestores municipais. Entre os serviços que serão levados aos Território Baixo Sul para dinamizar a produção da agricultura familiar estão assistência técnica, distribuição de mudas, Garantia Safra, apoio à agroindustrialização, infraestrutura rural, regularização fundiária e reforma agrária.
São Gonçalo Agora/Fotos: Karoline Meira
Compartilhe no Google+

About Sandro Araújo