Prefeitura terá acolhimento para filhos de ambulantes em festa de Iemanjá - São Gonçalo Agora

Prefeitura terá acolhimento para filhos de ambulantes em festa de Iemanjá

A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) terá um espaço de convivência para crianças e adolescentes, filhos de ambulantes que estiverem trabalhando na festa. A unidade vai funcionar na Escola Municipal Hercilia Moreira, localiza na Rua Monte Conselho, nº 121, Rio Vermelho, das 8h às 20h. A medida tem sido implantada pela Prefeitura em festas populares, a exemplo da Lavagem do Bonfim, quando foram acolhidos 15 meninos e sete meninas.

No local, que terá capacidade para acolhimento de 30 crianças e adolescentes, serão ofertados todos os cuidados necessários, como cinco refeições diárias e higiene pessoal. Para tornar o espaço agradável e acolhedor, a equipe técnica formada por 21 profissionais realizarão atendimento em tempo integral, e desenvolverão atividades lúdicas, esportivas e pedagógicas, previamente planejadas, respeitando a idade e a cultura do público atendido.

Também serão realizadas escutas de todos os acolhidos, sobretudo dos que demandem uma atenção especial, visando conhecer o seu histórico de vida e sua realidade. Os pais ou responsáveis, ao realizarem a visita, também serão escutados e orientados quanto às questões relacionadas aos seus filhos/parentes, e, quando necessário, encaminhados para atendimentos nos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) e Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

Todos os acolhimentos serão efetuados mediante a abordagem do educador e ou representante dos órgãos de proteção e defesa da criança e do adolescente, salvo em situações excepcionais onde o trabalho infantil possa ser confirmado.

Agecom/Prefeitura de Salvador
Compartilhe no Google+

About Sandro Araújo