5º Encontro de Prefeitos orienta gestores para a transição municipal e discussão do mandato - São Gonçalo Agora

5º Encontro de Prefeitos orienta gestores para a transição municipal e discussão do mandato

Durante três dias, prefeitos eleitos e reeleitos participam, em Guarajuba, no município de Camaçari, do 5º Encontro de Prefeitos, promovido pela União de Municípios da Bahia (UPB). A abertura do evento, nesta terça-feira (06), contou com a participação do governador Rui Costa, entre outras autoridades, que tem como objetivo orientar os gestores para a transição municipal, além de contribuir para a discussão do mandato 2017/2020.

Rui destacou a união entre Estado e municípios para superação da crise no país. "O Brasil vive a pior crise econômica, política e institucional dos últimos 50, 60 anos. Temos que trabalhar juntos pela solução da crise no nosso país. Recebemos uma tarefa, uma responsabilidade, que é a de executar tudo o que nos comprometemos com o nosso povo, seja na saúde, na educação ou na infraestrutura, em todas as áreas".

O governador também reiterou que as equipes do Poder Executivo Estadual estarão sempre à disposição dos prefeitos para ajuda-los a superar as dificuldades econômicas e promover o desenvolvimento econômico e social nos municípios e nas regiões onde eles se encontram.
A presidente da UPB e prefeita do município de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, considera importante a presença de representantes de outras esferas de governo e chefes de poderes no Encontro de Prefeitos, porque, na opinião dela, não se pode pensar em política pública sem a participação dos municípios. "O Governo do Estado, a Assembleia Legislativa, os poderes [constituídos] e, principalmente, os órgãos de controle perceberam a necessidade de estar juntos, lado a lado, buscando parcerias e soluções para os problemas".

Dez órgãos estaduais montaram balcões de atendimento no local do encontro, para tirar dúvidas, apresentar programas e oferecer suporte técnico em áreas como saúde, educação e planejamento. Instituições financeiras, como a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), também participam do evento, apresentando linhas de crédito.
No balcão da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), os prefeitos recebem material informativo sobre os Consórcios de Saúde e ainda têm a possibilidade de agendar reuniões com técnicos que podem auxiliar as prefeituras a se organizarem coletivamente para viabilizar as implantação de policlínicas a serem construídas pelo Governo do Estado. “Estamos aqui para explicar o conceito, como está funcionando [o consórcio], como pode melhorar cada região, o serviço [de saúde], a economia”, explicou o assessor jurídico da Sesab, Rafael Gama.

Repórter: Jhonatã Gabriel
Foto: Pedro Moraes
Compartilhe no Google+

About Sandro Araújo