residencial Professor que acertou tema da redação do Enem 2016 diz por que orientou alunos no assunto - São Gonçalo Agora

Professor que acertou tema da redação do Enem 2016 diz por que orientou alunos no assunto

Thiago Braga, professor do Curso pH e Colégio pH do Rio de Janeiro, e autor dos materiais didáticos do Sistema de Ensino pH, acertou em cheio o tema da redação do Enem 2016: “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”. Segundo ele, dois motivos o fizeram prever o assunto.
O primeiro foi a linha de cobrança do exame, que, desde 2012, vem trabalhando temas relacionados à realidade da sociedade brasileira. O segundo, uma agressão sofrida por uma menina de 11 anos no subúrbio do Rio. Ela levou uma pedrada na cabeça ao sair de um terreiro de candomblé. “Fiz uma conexão entre o que o exame costuma cobrar e um dos graves problemas que persistem no Brasil, a intolerância religiosa”, explica.

O professor comenta que, para se sair bem na dissertação, o candidato precisou falar sobre o respeito às crenças e propor uma conscientização da sociedade brasileira à liberdade de culto. Para ele, a banca levará em consideração o apreço pela alteridade, a capacidade de se enxergar no outro.

Embora confie que o fato da antecipação do tema pode ter ajudado seus alunos, o professor lembra que havia outros pontos fundamentais para ter ido bem na prova, como o desenvolvimento do tema dentro das requisições exigidas e uma proposta de intervenção coerente com o que foi articulado.

“São orientações que reforçamos durante todo o ano, juntamente com o acúmulo de repertório, que fazem a diferença na hora da produção”, completa.

O Sistema de Ensino pH surgiu em 2012, a partir do trabalho desenvolvido no Colégio pH e Curso pH, presente há 29 anos no Rio de Janeiro. Reconhecido pelo elevado número de aprovações nos vestibulares das universidades mais concorridas do estado e pelos excelentes resultados no ENEM, o pH atua da Educação Infantil ao Pré-vestibular. O sistema conta com uma série de escolas parceiras e oferece orientação nas áreas de planejamento, ferramentas tecnológicas, projetos inovadores, integração de recursos e formação contínua dos profissionais. O Sistema de Ensino pH integra o portfólio de empresas da SOMOS Educação.
Compartilhe no Google+

Sandro Araújo