Historiador Rubens Antonio contará história do Cangaço na Bahia em Feira de Santana - São Gonçalo Agora

Historiador Rubens Antonio contará história do Cangaço na Bahia em Feira de Santana

Esta é a última semana de inscrição para feirenses, baianos e interessados se inscreverem no curso que vai contar a história do Cangaço na Bahia. O encontro, coordenado pelo geólogo e historiador Rubens Antonio, acontece dias 26 e 27 de novembro, na Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana.
Maria Bonita e Lampião

Tema vívido, marcando fortemente a história nordestina, o Cangaço é conhecido e reconhecido por todas as pessoas, sejam da região ou não, com dimensão, inclusive, internacional. Deixou marcas não só secamente históricas, como folclóricas, no vestuário, o mais amplas nos aspectos culturais. Ajudou a não só sublinhar identidades como realçar diferenças. Tocou e relacionou-se com outros temas, como o coronelismo. “Saber e entender o Cangaço é dispor de uma ferramenta fundamental para conhecermos a Bahia, no que foi e o que é, enfim, saber quem fomos, somos e seremos”, defende Rubens Antonio.

A proposta do encontro é conhecer mais sobre a História do Cangaço, um movimento que agitou o Nordeste, tendo por foco a Bahia. Será trabalhado o sabido e documentado de eventos como combates, abrangências e disposições que constituem, muitas vezes, pontos-de-partida para o verdadeiro entendimento enquanto fenômeno histórico. Serão abordados elementos em sua significação realista, bem afastada de mitificações.

Na oportunidade o público irá conferir algumas imagens da exposição “Pepitas de Fogo: O Cangaço e seu tempo colorizados”. A mostra foi apresentada, pela primeira vez em Salvador, no mês de agosto, no museu Palacete das Artes (vinculado a Secult/Ipac). Consta de 40 a 50 imagens colorizadas e retificadas relacionadas ao momento do Cangaço. Refletem seu tempo de maneira ampla, sendo fruto de uma longa pesquisa de resgate das configurações e cores prováveis. Aparecem tanto aquela de cangaceiros, no seu dia-a-dia, quanto de aspectos de Salvador à época de evento. 

Confira a programação no site: https://www.sympla.com.br/curso--cangaco-na-bahia__94669 ou do IGHB (apoio) www.ighb.org.br
O historiador Rubens Antonio Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1078-1982), em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal da Bahia (1995-1999), tendo cursado também Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (1989-1993). Mestre em Geologia pela Universidade Federal da Bahia. E Servidor público, desde 1984, atuando como Geólogo do Museu Geológico do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, respondendo por questões relacionadas à Minerologia, à Geologia, à Paleontologia e às Histórias Geológica e da Mineração. Autor de livros e mapas, Ministra cursos relacionados a Geologia, História Geológica, Artes, História, com ênfase para o Cangaço, e urbanização de Salvador, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.

O curso está contando com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana, FTC, UNEB, Ufba, Uefs, Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Instituto Histórico Geográfico de Feira de Santana e Quântica Eventos.

INSCRIÇÃO:
Site: https://www.sympla.com.br/curso--cangaco-na-bahia__94669
Valor: R$ 60,00 (sessenta reais) – taxa única
Local de realização: ACEFS - Largo do São Francisco, 43 Kalilandia
Mais informações: cangaconabahia@gmail.com
Assessoria: 71 9 99745858
Compartilhe no Google+

About Sandro Araújo