Empreendimentos econômicos e solidários promovem a Festa da Ostra em Cachoeira - São Gonçalo Agora

Empreendimentos econômicos e solidários promovem a Festa da Ostra em Cachoeira

A Comunidade do Kaonge, zona rural do Vale do Iguape, em Cachoeira, no Recôncavo baiano, realiza, de sexta (28) a domingo (30), a Festa da Ostra, envolvendo empreendimentos econômicos e solidários. O evento é promovido pela rede do projeto Cidadania Quilombola, apoiada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A festa é realizada desde 2009.

Trata-se de uma realização comunitária com base na economia solidária e que vem sendo organizada pelos Núcleos de Cultivo de Ostra; do Turismo Étnico Rota da Liberdade; e outros existentes nas comunidades quilombolas da Bacia do Vale do Iguape.

A Rede Cidadania Quilombola é um projeto contemplado pelo edital 001/2014 da Setre de Apoio a Empreendimentos de Matriz Africana, que contemplou 54 projetos. Este, em especial, foi beneficiado com recursos no valor de R$ 257 mil. A Rede tem estratégia definida de geração de trabalho e renda para as comunidades afrodescendentes da Bacia do Vale do Iguape, em Cachoeira. Os núcleos têm como missão divulgar, comercializar e fortalecer a cadeia produtiva dos produtos existentes nas comunidades como, por exemplo, a ostra, azeite de dendê, artesanato e o turismo étnico de base comunitária.

Edital

O Edital 001/2014 é, atualmente, o maior do gênero no Brasil firmado por um ente público. Para esta política pública de inserção e justiça social, o Governo está aplicando R$ 9 milhões. A proposta é fomentar a produção e a comercialização de produtos de economia solidária com o cunho do associativismo e do cooperativismo entre os afrodescendentes. Participam do edital um total de 54 Organizações Não-Governamentais (ONG’s), sem fins lucrativos, e com atuação comprovada na Bahia.

Fonte: Ascom/Setre
Compartilhe no Google+

About Sandro Araújo