residencial Desfile de 7 de Setembro em São Gonçalo contará com seis bandas de fanfarras - São Gonçalo Agora

Desfile de 7 de Setembro em São Gonçalo contará com seis bandas de fanfarras

O desfile de 7 de Setembro em São Gonçalo dos Campos contará com 6 bandas de Fanfarras, incluindo a da cidade, nesta quarta-feira (07). Na manhã dessa terça (06), a escola particular Ciranda do Saber deu início às homenagens a Independência do Brasil desfilando com os alunos pelas principais ruas da cidade. O desfile no dia da independência terá início a partir das 14h, porém antes das 6 fanfarras se apresentarem outras escolas particulares desfilarão com seus alunos.
A Independência do Brasil, datado de 7 de Setembro de 1822, é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.

Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.

Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.



São Gonçalo Agora/Sandro Araújo
Compartilhe no Google+

About Sandro Araújo