residencial Câmara de Vereadores de São Gonçalo ignora parecer do TCM e aprova contas do Executivo - São Gonçalo Agora

Câmara de Vereadores de São Gonçalo ignora parecer do TCM e aprova contas do Executivo

A Câmara de Vereadores de São Gonçalo dos Campos derrubou nesta terça-feira (02), por dez votos a três, o parecer prévio do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que rejeitou em sessão realizada no dia 28 de abril passado, as contas do exercício financeiro 2014 do poder executivo de São Gonçalo, gestão do atual prefeito Antonio Dessa Cardoso.

De acordo com o parecer do tribunal, os motivos da rejeição foram com base na baixa arrecadação da dívida ativa, execução orçamentária deficitária (prejuízo, dano, despesa), relatório de controle interno deficiente (ausência de informações) e gastos com pessoal acima de 54%.

Não houve abstenção. Os vereadores Lucivaldo, Gonçalo, Joca, Nilsinho, Rogério, Gulinha, Escurinho, Guebo, Nenga e Ninho presidente da casa votaram pela aprovação das contas. Os vereadores Cal, Galego e Ane votaram pela reprovação.

Nem todos os dez votos a favor do executivo levou em consideração a análise da Comissão de Finanças e Orçamentos da Câmara (CFOC), que sinalizando pela aprovação da contas ignorou as irregularidades apontadas pelo TCM. É que alguns vereadores, além de concordarem com o parecer da Comissão, votaram por apenas fazer parte de um grupo ou projeto político envolvendo o gestor municipal. Então, com base pelo menos na justificativa de um dos dez vereadores, não seria "ético" torná-lo inelegível nos próximos anos.

A pergunta é: "O que mais levou os dez vereadores a votar pela aprovação, ignorando a rejeição do TCM?"

São Gonçalo Agora/Sandro Araújo
Compartilhe no Google+

Sandro Araújo