residencial TRE-BA orienta representantes de partidos políticos sobre registro de candidatura em São Gonçalo - São Gonçalo Agora

TRE-BA orienta representantes de partidos políticos sobre registro de candidatura em São Gonçalo

Representantes de partidos políticos reuniram-se nesta segunda-feira (18), na Câmara Municipal de São Gonçalo dos Campos para ouvir orientações da Justiça Eleitoral sobre os procedimentos necessários para o registro de candidatos nas Eleições 2016. O encontro foi conduzido pelo analista judiciário Sr. Fábio de Santana e pelo chefe do Cartório Eleitoral desta Comarca (108ª zona) José de Carvalho.

Na ocasião, foram repassadas as novidades trazidas pela Resolução 23.455/2015, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sobre prazos de candidatos, convenções partidárias, documentos para registro e declaração de bens. Além dessas informações, as agremiações receberam treinamento para manusear o Sistema de Candidaturas (CANDex) 2016.

O CANDex é o sistema que deverá ser utilizado por partidos ou coligações para formalizar todos os pedidos de candidaturas: coletivo, individual, de vagas remanescentes e de substituição. O sistema está disponível no site do TSE, na aba "Eleições", link "Eleições 2016", Sistema de Candidaturas – Módulo Externo (CANDex) 2016. Também é possível baixar o Manual do CANDex com instruções de como instalar, elaborar e entregar o pedido de registro de candidatos ao pleito deste ano.

O pedido de registro de candidatura deve ser entregue nas sedes dos cartórios eleitorais competentes no prazo de 20 de julho até às 19 horas do dia 15 de agosto.

São Gonçalo Agora/Sandro Araújo
Foto de Erivaldo Oliveira
Compartilhe no Google+

Sandro Araújo