residencial Feliz aniversário São Gonçalo: "O município está tão abandonado, que só Deus na causa" - São Gonçalo Agora

Feliz aniversário São Gonçalo: "O município está tão abandonado, que só Deus na causa"

O município de São Gonçalo dos Campos comemora seus 132 anos de emancipação política nesta quinta-feira (27). Apesar do dia ser tão especial para os munícipes, alegria é o sentimento menos expressado pelas ruas do município.

Comumente nessas datas acontecem inaugurações com entregas de obras como creches, escolas, ginásio de esporte ou quadras poliesportiva, pavimentações, saneamento básico, água de qualidade, entre outras. Portanto, seria o retrato do avanço, melhorando a condição de vida dos Sangonçalenses. Como destacado a cima, "seria", se pelo menos um dos exemplos citados também acima fosse realizado no município.

Da mesma forma que a maioria dos brasileiros expressam grande descrédito para com a classe política do País, os Sangonçalenses, mesmo com timidez, vêm fazendo o mesmo com os políticos do município.

Nesta quinta-feira não acontecerá nada a mais que a alvorada, missa solene, hasteamento dos pavilhões, seguida da solenidade na Câmara Municipal, com a entrega de 11 títulos de Cidadãos Sangonçalenses e 9 medalhas 28 de Julho. Nada será entregue ou inaugurado para o honrado povo deste município.

Convite

Mas de acordo com um suposto convite que circula nas redes sociais, cujo suposta autoria indica "Antonio_Trio_Comendador", o que parecer se tratar do gestor municipal, haverá uma festa particular, dia 28 de julho, no "Rancho Dona Flor", com as atrações "Galeguinho SPA e É O Tchan". No dia 31 de julho, provavelmente em comemoração ao aniversário do município, estarão se apresentando, "na praça", o Cantor "Nenho e Psirico". Ainda de acordo com o suposto convite, " no Rancho é aberto!".

São Gonçalo dos Campos encontra-se com a segurança mais precária do estado na visão dos moradores. A delegacia funciona em uma casa alugada e o pelotão da PM no alojamento da antiga delegacia, que está em ruínas e interditada.

O município até teve a promessa de um Complexo Policial, mas até agora nada. A viatura está em estado de calamidade e precisando substituição. Boatos dão conta que o Governo do Estado entregará uma nova viatura e substituirá a atual nesta quinta-feira (28). Se for verdade é uma pena o Estado ter deixado a cidade desaparelhada por tanto tempo, ao ponto dos PM's trabalharem a pé por cerca de 8 dias, somente para de forma politiqueira entregar a viatura no aniversário do município.

Outro problema é o efetivo policial. São Gonçalo tem 40 mil habitantes. Quem irá trabalhar nessa segunda viatura sendo que apenas 3 militares trabalham por turno em São Gonçalo?

Recentemente centenas de moradores do Candeal, Santana, Brita, Fazenda Jaqueira, Bom Jardim e outras localidades rurais de São Gonçalo dos Campos, desassistidas do fornecimento de água de qualidade, realizaram uma manifestação na BR-101, causando um grande congestionamento devido à interdição da rodovia.

Os moradores estão reivindicando a perfuração de um poço artesiano que atenda a demanda das localidade ou a implantação de rede de água da Embasa, o que seria bem melhor para os moradores. No dia da manifestação aguardaram a presença de alguma autoridade política, mas ninguém apareceu, enviou representante ou algum tipo de informação.

Em outras localidades da zona rural, após solicitações dos moradores, nossa reportagem registrou um total abandono e descaso nas localidades visitadas. As reclamações dos moradores giram em torno da falta de calçamento nas ruas e não cumprimento do que fora anunciado em meados de 2015, após o gestor municipal conhecido como "Furão" lançar um "pacote de obras" na região, e desistir de realizar os festejos juninos da época. Na ocasião, o gestor tornou público em audiência na Câmara de Vereadores, que a prefeitura possuía um capital de pouco mais de R$ 1 milhão de reais que, com o cancelamento dos festejos (clique aqui e saiba mais), seria revertido em obras para a cidade.

RELEMBRE ACESSANDO ESTE LINK.

PACOTE DE OBRAS

"Os moradores dos loteamentos Aliança, Ouro Verde e Independência, localizados em área limítrofe a Feira de Santana, serão beneficiados com obra de calçamento. Na área de educação mais avanços. Mais três escolas serão reformadas, equipadas e receberão ar-condicionado. São elas: Nóide Cerqueira, no povoado de Tapera; Nini Dessa, no centro; e uma outra unidade escolar na localidade de Boa Hora, região limítrofe de Feira de Santana. A Prefeitura também vai ampliar a oferta de vagas na rede municipal para as crianças de 0 a 3 anos. A localidade da Boa Hora vai ganhar uma creche, atendendo a um anseio antigo de moradores. Mais de um quilômetro de calçamento também será construído na zona rural, beneficiando os moradores da comunidade de Boa Hora. Será pavimentada a antiga estrada “Boiadeira”, que liga a comunidade à Feira de Santana." Informou o governo municipal na época.

MORADORES

O que os moradores alegam agora é que nem tudo anunciado foi realizado pelo governo. Melhor, quase nada. E o que foi iniciado não foi concluído.

O que as imagens mostram é a realidade atual dessas localidades. Com base no que foi visto, só cerca de 80% do calçamento do Jardim Aliança foi realizado. A Creche não existe, assim como o calçamento da Estrada Boiadeira e Jardim Independência. No Ouro Verde do mesmo jeito. Apenas paralelepípedos foram colocados nos locais, e mesmo assim, já sumiram quase todos. Os moradores perguntam: "O dinheiro do pacote de obras só deu para isso?

Feliz aniversário São Gonçalo dos Campos. E que o padroeiro do município santo São Gonçalo de Amarante continue sempre intercedendo por nós!

RESPONDA O QUESTIONÁRIO ABAIXO



São Gonçalo Agora/Sandro Araújo 
Compartilhe no Google+

Sandro Araújo