residencial São Gonçalo e a falta de fiscalização, politicas de reciclagem e conscientização ambiental - São Gonçalo Agora

São Gonçalo e a falta de fiscalização, politicas de reciclagem e conscientização ambiental

Nó último sábado (04) um internauta fez um flagra de um crime ambiental ao lado da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de São Gonçalo dos Campos. No local, alguém teria descartado vários aparelhos de TV e tubos de imagem desse aparelhos.

Não é a primeira vez e o único local que isso acontece na cidade. Além do lixão ao lado da secretaria, o que já se considera absurdo, em vários outros pontos de lixo, até mesmo no centro da cidade, é constante encontrar aparelhos eletrônicos descartados.

Não há informações de quem teria descartado os aparelhos. Próximo ao local existem uma ou duas oficinas eletrônicas. Segundo o internauta; "isso é constante sempre que há uma arrumação nessas oficinas. O descarte irregular desses aparelhos é considerado crime ambiental."

Os tubos de imagem contêm 25% do seu peso em chumbo, o que torna um grave problema ambiental, pois seu uso está se tornando rapidamente obsoleto, sendo substituídos em larga escala pelas novas tecnologias de HDTV, plasma e LCD’s, gerando assim um grande número de tubos de imagem descartados. Para dar um destino adequado, o caminho certo não é se livrar do problema colocando os monitores ou televisores na lixeira, mas destiná-los para as empresas que fazem o processo de reciclagem.

A reciclagem destes materiais deve ser considerada como reciclagem de resíduos perigosos, pois no interior de um monitor encontra-se uma grande quantidade de cádmio, mercúrio, chumbo e fósforo, substâncias tóxicas perigosas, consideradas Classe 1 pela Norma ABNT-NBR 10004/04 –, por isto não podem ser destinados a aterros sanitários e sim encaminhados para empresas que farão a destinação ambientalmente correta.

O descarte de lixo eletrônico inclui os seguintes produtos:

*Batedeiras, cafeteiras, aquecedores, ventiladores e circuladores de ar, espremedor de frutas e vários eletrodomésticos de porte pequeno;
*Computadores Desktop, Notebooks, Netbooks, Hds, Estabilizadores, Fax, Impressoras, Monitores entre outros;
*Televisores de diversos formatos e padrões sejam eles LCD, LED, Plasma, CRT (televisão antiga) e etc;
*Aparelhos portáteis como tablets, smartphones, celulares, MP3 players entre outros.

Então, se sua cidade é como São Gonçalo dos Campos, na Bahia, cuidado! Você corre risco de vida e não sabe.

São Gonçalo Agora/Sandro Araújo
Compartilhe no Google+

Sandro Araújo