residencial Sem segurança, escolas em reforma são arrombadas na zona rural de São Gonçalo - São Gonçalo Agora

Sem segurança, escolas em reforma são arrombadas na zona rural de São Gonçalo

Três escolas da zona rural de São Gonçalo dos Campos foram arrombadas nesta semana e tiveram merendas e materiais de construção roubados. Uma das unidades de ensino atacadas, a Escola Municipal Deputado Noide Cerqueira, que fica no povoado da Tapera, foi alvo de criminosos quatro vezes desde fevereiro, quando as aulas tiveram início, segundo a Secretaria Municipal de Educação.

Criminosos arrombaram a porta da cantina da instituição, levaram um bebedouro que ficava na parede e alimentos que estavam dentro de um armário, além de três botijões de gás. "Nós tinhamos biscoito, sacos de açúcar, arroz, macarrão, charque. Então, quem levou fez uma verdadeira feira. O que nós chamou a atenção é que esse abastecimento [de alimentos] aconteceu dois antes de alguem entrar na escola e levar tudo", afirmou a diretora Claudeci de Amorim.

Em outro assalto no local, criminosos conseguiram entrar por um buraco aberto no teto. Na ocasião, materiais escolares foram roubados, além de equipamentos eletrônicos. A escola estava sendo reformada à pedido da Justiça, mas os materiais da reforma também foram levados, e o serviço teve de ser suspenso.
"Com todos esses arrombamentos, as melhorias que a gente começou a fazer na escola, infelizmente, deu no que deu. A gente ainda precisa terminar a reforma dessa escola. Alguns materiais foram roubados, mas a gente já esta providenciando para terminar", afirma a secretária de educação do município, Alessandra Barborsa.

Outra unidade de ensino municipal que está sendo reformada e que também teve materiais roubados nesta semana foi a Escola Francisco José da Silva, no povoado de Boa Hora. Foi o terceiro arrombamento este ano. Criminosos levaram toda a merenda da dispensa e só deixaram panelas. Em uma das salas de aula, um armário foi arrombado e materiais escolares foram levados.

Na Escola Municipal Felicíssima, que fica no povoado conhecido como Xavante, criminosos entraram pelo telhado e também roubaram merenda escolar. Segundo a secretária de educação do município, foram feitas ocorrências policiais de todos os arrombamentos. "A gente está tentando solucionar esse problema, com vigia, com o reforço da segurança das escolas para que isso não volte a acontecer. Foram feitos boletins de ocorrência, mas, infelizmente, nada foi feito", afirmou.

A delegacia de São Gonçalo dos Campos informou que não passaria informações sobre os arrombamentos nesta quinta-feira, por causa do feriado, e que mais detalhes sobre o caso só poderiam ser divulgados em dias úteis. Do G1.
Compartilhe no Google+

Sandro Araújo