residencial Vacinação contra H1N1 terá início nesta quarta-feira (20) em São Gonçalo - São Gonçalo Agora

Vacinação contra H1N1 terá início nesta quarta-feira (20) em São Gonçalo

Terá início nesta quarta-feira (20), em São Gonçalo dos Campos, a vacinação contra a gripe H1N1. A imunização estará disponível em todos os postos de saúde da família e é voltada apenas para os grupos vulneráveis. Ou seja, especificamente crianças com faixa etária entre os seis meses e os cinco anos, idosos acima de 60 anos, gestantes, portadores de doenças crônicas (neuropatas, cardiopatas, renais crônicos, asma moderada ou grave, hipertensão arterial pulmonar, hepatites crônica), Portadores de Síndrome de Down, transplantados, trabalhadores da saúde, populações indígenas e carcerária.

De acordo com a coordenadora de vigilância epidemiologia da cidade, Fabiana Porto Salva, a campanha contra a influenza (gripe H1N1) também foi antecipada em São Gonçalo, que seria no dia 30 de abril, e, será iniciada a partir desta quarta-feira (20), exclusivamente para os grupos prioritários.

Esse ano, a Bahia estende o calendário vacinal contra a H1N1 até 20 de maio.

A Influenza ou gripe ocorre mundialmente como surto localizado ou regional, em epidemias e também como pandemias, a doença manifesta-se durante o ano todo, com sazonalidade intensificada no final do outono e durante o inverno. Os vírus Influenza são da família Ortomixiviridae e subdividem-se em três tipos: A, B e C de acordo com sua diversidade antigênica, podendo sofrer mutações. É uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre principalmente por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa infectada ao falar, tossir ou espirrar.

São Gonçalo Agora/Sandro Araújo
Compartilhe no Google+

Sandro Araújo