residencial Estudantes enfrentam salas de aula com problemas estruturais em São Gonçalo dos Campos - São Gonçalo Agora

Estudantes enfrentam salas de aula com problemas estruturais em São Gonçalo dos Campos

A edição do BATV desta terça-feira (12) destacou uma matéria que chamou bastante a atenção dos moradores de São Gonçalo dos Campos. De acordo com a reportagem, creches e escolas da zona rural da cidade encontram-se em péssimas condições estruturais e as crianças se viram como pode.
“Falta merenda, cadeiras, ventiladores e quando tem algum não funciona”, disse o apresentador Fernando Sodake.

Em uma das creches a reportagem mostrou buraco no chão, telhas quebradas, armários danificados, fios de eletricidade soltos. As crianças dormem em colchões, a única sala de aula não tem ventilação e é escura. A área de recreação é de terra, e parecia não ter sido limpa há um bom tempo. Os 17 alunos, são da faixa etária de 2 a 5 anos, e passam 10 h do dia na unidade “educacional”.
Em outra escola, com 60 alunos, do infantil a 5ª série, foi encontrado pela reportagem muitos cupins na sala, apenas cobogós para ventilação, não tem biblioteca e no refeitório apenas 5 cadeiras. Na hora da merenda, as crianças apoiam o prato no colo.
Na terceira escola visitada, os alunos também se queixaram da ventilação, merenda, limpeza e das instalações. Uma aluna relatou que; “a merenda é péssima, os ventiladores estão quebrados, as paredes riscadas e os banheiros fedem demais”, disse a aluna.

No Distrito de Mercês, a equipe visitou a Escola José Carlos de Lacerda. A porta de entrada da unidade dar diretamente na sala de aula. Durante uma pergunta sobre o que deveria ter na escola, uma aluna de 10 anos disse; “segurança e câmera”. A escola já foi assaltada algumas vezes. Os bandidos entraram pelos fundos, onde o muro é baixo, e roubaram toda a merenda, utensílios domésticos, botijões de gás e uma televisão. Desde o arrombamento as crianças estão sem merenda.
Procurada pela reportagem, a prefeitura informou em nota que começou a reforma as escolas do município, cinco já estão com obras em andamento e posteriormente outras unidades também serão reformadas. Ainda de acordo com a reportagem, a prefeitura se comprometeu em realizar todas as obras em 45 dias.

Assista a matéria



Veja outras imagens

São Gonçalo Agora
Com informações do BATV
Compartilhe no Google+

Sandro Araújo