residencial Detran oferece curso de 30 horas e certifica 140 mototaxistas em Camaçari - São Gonçalo Agora

Detran oferece curso de 30 horas e certifica 140 mototaxistas em Camaçari

Moradora de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, a vendedora Adriele Caetano dos Santos, 26 anos, acorda todos os dias às 5h da manhã, prepara o almoço, arruma os dois filhos, leva-os à creche e vai para o ponto de ônibus, no bairro Alto da Cruz. Mas se engana quem pensa que ao chegar no ponto, a trabalhadora fica à espera do transporte coletivo. “Já tem algum tempo que eu me acostumei a utilizar o mototáxi, principalmente quando estou atrasada. É bem mais rápido e, como sempre uso o capacete, me sinto segura”, afirmou.

A vendedora não sabia, mas o quesito segurança foi o principal assunto abordado no curso de capacitação oferecido a 140 mototaxistas de Camaçari pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). Usar capacete, andar sempre com a viseira fechada, realizar manutenção preventiva na moto e sinalizar manobras com antecedência são itens indispensáveis. Os profissionais tiveram 30 horas de aulas teóricas e práticas, onde aprenderam também sobre primeiro socorros e relação interpessoal. “Hoje, nós somos profissionais. Deixamos de ser motoqueiros e agora somos motociclistas muito bem preparados”, disse Berenilton Amorim, 44 anos, há 15 anos trabalhando no ramo.

Os mototaxistas receberam o certificado de conclusão do curso, na quarta-feira (06), no Centro de Formação e Apoio ao Trabalhador (CIAT), em Camaçari. Participaram da cerimônia, o coordenador de Segurança e Educação para o Trânsito do Detran, Eliezer Cruz, a diretora da Escola Pública de Trânsito, Ilnara Sampaio, e o ex-diretor- geral do departamento, Maurício Bacelar. “O Detran tem trabalhado para diminuir os riscos de acidentes e o curso nos ajuda a alcançar esse objetivo. Com a qualificação, temos a certeza que esses profissionais poderão desempenhar suas atividades com mais segurança”, ressaltou Eliezer Cruz.

São Gonçalo Agora/Detran-Ba
Compartilhe no Google+

Sandro Araújo