residencial Começa em Conceição da Feira, a construção de 400 cisternas do projeto 1ª água - São Gonçalo Agora

Começa em Conceição da Feira, a construção de 400 cisternas do projeto 1ª água

Na tarde de terça-feira (19), o prefeito de Conceição da Feira, Pompílio, esteve na zona rural do município, nos Povoados da Gameleira e Grota, visitando os primeiros beneficiários do Projeto 1ª Água.

O Projeto 1ª Água faz parte do Programa Água Para Todos, que compõe o Plano Brasil Sem Miséria do Governo Federal e tem como objetivo a implementação de cisternas para captação e armazenamento de água da chuva para o consumo humano, destinadas a famílias de baixa renda situadas na zona rural. Em Conceição da Feira serão 400 cisternas e o projeto está sendo executado pelo Consórcio Portal do Sertão em parceria com a Prefeitura Municipal.

Para o Prefeito Pompílio, a execução do Projeto em Conceição da Feira é uma grande conquista para a zona rural do município. “Garantir qualidade de vida para as pessoas da zona rural sempre foi uma preocupação em minha gestão. E este projeto é muito importante para todos, por isso fomos buscá-lo junto ao Governo Federal para o nosso município”, disse.

Patrícia Soares moradora da comunidade da Gameleira é uma das beneficiárias do projeto. “A água dessa cisterna vai ser muito boa, antes tínhamos que pegar água na fonte, agora é bem pertinho de casa”, falou. Para Clementina Santos, esposa do beneficiário Gonçalo Moreira Lopes, também moradora da comunidade da Gameleira, a cisterna chegou em uma boa hora: “Nós temos uma outra cisterna aqui, mas esta é bem melhor porque a água vai ficar armazenada, e são 16 mil litros”, concluiu.

Lembrando que a parceria Governo Federal, Prefeitura Municipal e Portal do Sertão já beneficiou outras comunidades rurais com a construção de 101 cisternas do Projeto 2ª Água, que visa à implantação de tecnologias sociais voltadas ao acesso à água para a produção de alimentos e criação de animais. Já foram construídas 50 cisterna do tipo Calçadão e mais 51 cisternas do tipo Barreiros Trincheira. Agora serão construídas 400 cisternas do Projeto 1ª Água, 20 cisternas em Escolas Rurais e mais 50 cisternas do tipo Calçadão.

Além prefeito Pompílio participaram da visita também o Secretário Julimário, o vereador Del do Táxi, o coordenador do Projeto em Conceição da Feira, Ronaldo Silva e Álvaro Firmo, técnico de campo da FATRES, entidade responsável pela execução das cisternas no município.

São Gonçalo Agora
Fonte: Isac Amorim/TV Conça
Compartilhe no Google+

Sandro Araújo