residencial Profissionais do HGCA participam de capacitação em Qualidade e Segurança - São Gonçalo Agora

Profissionais do HGCA participam de capacitação em Qualidade e Segurança

Seis profissionais do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) participaram de uma capacitação em Qualidade e Segurança do Paciente, promovida pelo Centro de Simulação Realística do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O encontro teve como objetivo capacitar os profissionais da área da saúde para análise dos processos de qualidade e segurança do paciente, bem como exercitar o papel do trabalho em equipe e da interdisciplinaridade diante da qualidade e segurança do paciente.

Na opinião de Gislane Marins (diretora de enfermagem do HGCA), o curso trouxe nova visão sobre o trabalho de proteção ao paciente. "Um erro na área da saúde pode ser fatal. Por isso a importância da capacitação. No curso aprendemos a criar barreiras de proteção ao paciente. Algumas atitudes e procedimentos simples podem garantir essa qualidade e segurança", disse Gislane.

Participaram do curso Alessandro Queiroz (chefe de plantão do HGCA), Lúcio Couto (coordenador da UTI do HGCA), além do fisioterapeuta Vinicius Oliveira e das enfermeiras Gislane Marins (diretora de enfermagem do HGCA), Mayra Batista e Valéria Duboc. A capacitação foi realizada no Centro de Simulação Realística, nas dependências do HIAE, em São Paulo. O método utilizado foi a simulação realística, utilizando cenários baseados na vida real, montados em salas high-tech, em que o grupo interagiu com atores, bonecos e aparelhos.

Fonte: Ascom/HGCA
Compartilhe no Google+

Sandro Araújo