residencial Coelba trocará geladeiras antigas por novas em São Gonçalo dos Campos - São Gonçalo Agora

Coelba trocará geladeiras antigas por novas em São Gonçalo dos Campos

A solução para a redução do valor da conta de energia pode estar naquele equipamento eletrônico velho que já passou do tempo, mas que continua consumindo mais quilowatt-hora (kWh) do que se imagina. A partir desta terça-feira (15), o projeto Troca Econômica da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) cadastrará consumidores de São Gonçalo dos Campos e, aquele que estiver apto a participar do projeto, terá a substituição de sua geladeira antiga por uma mais eficiente, com selo Procel de Economia de Energia.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Social de São Gonçalo dos Campos, Narciso Amâncio da Silva, para participar do projeto o consumidor precisa estar com o NIS (Número de Identificação Social) atualizado. Além disso, dentre outros critérios (veja relação abaixo).

Critérios para participação:

- Estar cadastrado na Tarifa Social de Energia Elétrica da Coelba (apresentar fatura de energia elétrica constando NIS – Número de Inscrição Social ou BPC – Benefício de Prestação Continuada);
- Ter mais de 18 anos;
- Estar adimplente com a Coelba (podendo quitar os débitos para participar do projeto);
- Estar com fornecimento regular de energia;
- Ter média mensal dos 3 maiores consumos dos últimos 12 meses igual ou maior de 80kWh/mês;
- Ter refrigerador antigo para entregar;
- Não ter participado ou não estar participando de outro projeto de eficiência energética da Coelba;
- Ter NIS (apto a ser cadastrado na Tarifa Social de Energia) ou BPC ou procurar o órgão da Prefeitura responsável para Programas Sociais do Governo Federal e realizar a inscrição.

Ainda segundo o secretário, o cadastramento ocorrerá na praça da Matriz nos dias 15, 16 e 17, a partir das 8 h, e nos dias 18 e 19 realizará a troca das geladeiras. O consumidor apto terá que levar a geladeira antiga até a praça da Matriz para a troca.

Segundo a Coelba, a troca do equipamento pode representar uma redução no consumo de energia elétrica de até 35% para consumidores de classe média e 70% para os usuários de baixa renda.

Projeto Nova Geladeira. Essa foi a maneira que a Coelba encontrou para ajudar você a trocar a sua geladeira velha por outra novinha em folha. E sabe por quê? A sua geladeira pode representar até 70% do consumo de energia elétrica da sua residência. Ou seja, com uma nova geladeira em casa, você ganha com a economia gerada na sua conta de energia. O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Coelba e, além do forte cunho social, contribui para a preservação do meio ambiente, pois retira de circulação geladeiras em péssimo estado de conservação, evitando assim que o gás CFC-R12 seja lançado na atmosfera.

São Gonçalo Agora/Sandro Araújo
Compartilhe no Google+

Sandro Araújo