residencial Bola de fogo explode a mil quilômetros da costa do Brasil; energia foi equivalente à bomba de Hiroshima - São Gonçalo Agora

Bola de fogo explode a mil quilômetros da costa do Brasil; energia foi equivalente à bomba de Hiroshima

Energia liberada pela explosão foi equivalente a da bomba atômica que explodiu durante a II Guerra, no Japão, em 1945

Uma gigantesca bola de fogo cruzou o céu e explodiu no ar a mil quilômetros de distância da costa do Brasil, 30 quilômetros acima do Oceano Atlântico. A explosão aconteceu no dia 6 de fevereiro. Segundo o jornal Daily Mail, a explosão liberou uma energia equivalente a 13 mil toneladas de TNT — quase a energia liberada na bomba atômica que destruiu Hiroshima, no Japão, em 1945.

Apesar de assustador, Phil Plait, editor do blog Bad Astronomy minimizou a explosão. "Eventos deste tamanho não são uma preocupação muito grande", disse em um post.
Cinegrafista russo flagrou explosão da bola de fogo (Foto: Reprodução)
Em fevereiro de 2013, uma bola de fogo explodiu sobre o céu de Chelyabinsk, na Rússia, quebrando vidraças e objetos na cidade. Mais de 500 pessoas ficaram feridas. Segundo a Nasa, o meteoro pesava 10 toneladas. A explosão em Chelyabinsk liberou 500 mil toneladas de energia TNT — 40 vezes mais do que a que ocorreu na costa brasileira.

"Se tivesse acontecido sobre uma área povoada, teria abalado algumas janelas e provavelmente aterrorizado um monte de gente, mas não acho que teria feito qualquer dano real", disse.
Correio.
Compartilhe no Google+

Sandro Araújo