residencial Saúde Sem Fronteiras atende população de São Gonçalo dos Campos e Irará - São Gonçalo Agora

Saúde Sem Fronteiras atende população de São Gonçalo dos Campos e Irará

Os serviços de rastreamento do câncer de mama do Programa Saúde Sem Fronteiras estão disponíveis para mulheres dos municípios de São Gonçalo dos Campos e Irará, no centro norte da Bahia. Nesta segunda-feira (11), o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, esteve nas duas cidades para lançar a versão 2016 do programa.

"Estamos investindo em serviços itinerantes de rastreamento do câncer de mama, oftalmologia, odontologia e doação de sangue, que só em 2015 beneficiaram mais de 135 mil [pessoas], com destaque para o rastreamento, que em apenas cinco meses superou 90 mil atendimentos", afirmou o secretário. O programa busca ampliar e descentralizar o acesso a serviços de saúde em toda a Bahia.

A meta é atender 1.765 e 1.930 mulheres em São Gonçalo dos Campos e Irará, na faixa etária de 50 a 69 anos. O atendimento é realizado em seis unidades móveis, tendo como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico ocorrerá em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. O programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

São Gonçalo Agora/Sandro Araújo
Compartilhe no Google+

Sandro Araújo