residencial Cerca de 300 baianas puxarão o cortejo da Lavagem de São Gonçalo nesta quinta (14) - São Gonçalo Agora

Cerca de 300 baianas puxarão o cortejo da Lavagem de São Gonçalo nesta quinta (14)

Nesta quinta-feira (14) acontece a tradicional Lavagem de São Gonçalo, iniciando oficialmente os festejos culturais em homenagem ao padroeiro da cidade, santo São Gonçalo do Amarante.

Baianas tipicamente trajadas puxam o cortejo, a partir das 10h, saindo da Praça Hanibal Pedreira (Estação), carregando jarros com água de cheiro. Durante o trajeto, os participantes, vestidos de branco, cumprem promessas e renovam pedidos de bênçãos e agradecimentos por graças alcançadas. Para muitos, o percurso só termina após a chegada em frente a Igreja Matriz, onde além do banho com água do carro pipa, devotos também se banham com as águas perfumadas das baianas.

Para esta lavagem a comissão da festa 2016 organizou um bloco com cerca de 300 baianas, mais a centenária Filarmônica Lira Musical Sangonçalense, que vão encabeçar o grande cortejo e arrastar milhares de devotos pelas ruas de São Gonçalo. Após a lavagem vários blocos culturais se apresentarão durante a tarde. A noite, a partir das 21h, shows musicais animarão a festa.

A programação em homenagem ao santo São Gonçalo do Amarante, padroeiro de São Gonçalo, foi aberta no dia 7 (quinta-feira), com o início do novenário, e segue até domingo (17), quando se celebra com procissão a Festa de São Gonçalo do Amarante e Nossa Senhora do Amparo.

CONFIRA A GRADE DE PROGRAMAÇÃO (PROFANO)

São Gonçalo Agora/Sandro Araújo
Compartilhe no Google+

Sandro Araújo